Atenção aposentados e pensionistas do INSS que podem ter direito a receber um dinheiro extra por causa da Revisão da Vida Toda!
O Ministro da Previdência, Carlos Lupi, está buscando um acordo para depositar valores atrasados nas contas de beneficiários que têm direito. Leia a matéria completa e veja se você pode receber essa grana extra.
Leia em seguida: Confira: A verdade sobre o 13º salário do INSS em 2023; Veja o que foi divulgado
Ministro busca acordo com STF para conseguir pagar valores da Revisão da Vida Toda
Primeiramente, o ministro Carlos Lupi divulgou oficialmente que as conversas com a Advocacia Geral da União (AGU) já estão em andamento a respeito da Revisão da Vida Toda e, caso sejam positivas, o órgão que representa do INSS levará o processo para o Supremo Tribunal Federal (STF).
Deste modo, depois de acordos devidamente firmados, os valores serão depositados progressivamente, por lotes, com calendário pré-programado.
Leia em seguida: Boa notícia: Surpresa anunciada na folha de pagamento dos aposentados; O que irá mudar?
Saiba as últimas novidades da Revisão da Vida Toda
Inicialmente, em 2022, no mês de dezembro, a Revisão da Vida Toda incluiu no cálculo das aposentadorias, auxílios e pensões, todas as contribuições feitas antes de 1994. Assim, esses valores beneficiam aqueles que possuíam contribuições maiores antes do início do Plano Real.
Deste modo, o julgamento teve 6 votos favoráveis para os aposentados e 5 contra. Porém, até agora, a correção só tem vias de acontecer pela Justiça. Posteriormente, o INSS pediu ao STF que todas as ações de revisão da vida toda fossem suspensas até o final do processo. Contudo, a AGU diz que os pedidos de suspensão não estão sendo aceitos pela Justiça, mesmo com a imposição de multa ao INSS.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Entenda melhor o que é a Revisão da Vida Toda
Em resumo, a Revisão da Vida Toda é uma ação que inclui os salários antigos na aposentadoria e que foi pedida na Justiça para corrigir uma distorção criada pela Reforma da Previdência em 1999.
De acordo com esta época, a regra de transição aplicada para os segurados do INSS criou fórmulas para a apuração média salarial utilizada no cálculo dos benefícios da Previdência. Deste modo, quem já era segurado do INSS até a data de 26 de novembro de 1999 tinha sua média salarial calculada sobre as 80% maiores contribuições que foram realizadas a partir de julho de 1994.
Por fim, para os trabalhadores que começaram contribuir a partir de 27 de novembro de 1999, a regra estabeleceu que a média salarial calculada com os maiores salários de todo o período de contribuição.
Leia em seguida: Bolsa Família 2023: Como estão funcionando os pagamentos do benefício este ano? Entenda
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja também!
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!