Agora os aposentados, pensionistas do INSS e beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada) contam com a comodidade do novo Cartão de Benefícios do INSS que pode disponibilizar até R$1.654 sem burocracia, tendo a forma de pagamento dos benefícios previdenciários por meio de cartão magnético.
Sobretudo, a Medida Provisória 1.106/22 aumenta a margem salarial e concede empréstimos consignados a novos beneficiários, além de introduzir um novo cartão de benefícios salariais.
Sendo assim, com o novo cartão de benefícios do INSS, é possível fazer empréstimos salariais com lucro maior do que recebimentos. Saiba como vai funcionar o novo cartão de benefícios.
Novo cartão liberado traz funcionalidades para aposentados e beneficiários do INSS
Sobretudo, todos os beneficiários de benefícios contínuos em dinheiro (BPC/Loas), aposentados e pensionistas receberam recentemente uma surpresa: a concessão de crédito. A partir de agora, o segurado poderá solicitar um cartão com a nova margem disponível.
Essa medida pode ajudar muito as pessoas que precisam de crédito e eventualmente recorrem ao crédito consignado. Vale lembrar que vários funcionários fizeram o anúncio na Câmara no dia da votação da proposta de aumento da medida temporária de aumento do desconto em folha de pagamento.
De acordo com a nova medida temporária nº 1.106/2022, a margem distribuível aumentará para 5%. Com isso, pensionistas, aposentados e BPC/Loas poderão utilizar 35% de seu salário para aderir a um empréstimo consignado. Além disso, 5% pode ser usado em cartões de crédito.
Leia mais: Saiu lista de quem vai receber o ABONO EXTRA do INSS em novembro! Confira a lista COMPLETA
Quais instituições bancárias vão oferecer o novo cartão de crédito consignado do INSS?
Segundo informações oficiais da FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos), já há confirmação das seguintes empresas para liberação do dispositivo:
- BMG
- Master
- PAN
- Santander
- Daycoval;
- Facta.
Como usar o novo cartão benefício do INSS?
Os nomes dos cartões fornecidos pelo INSS serão disponibilizados para as pessoas acima em breve. Assim, o beneficiário poderá utilizar 70% do valor sacado, enquanto os outros 30% poderão ser utilizados para qualquer tipo de compra, como medicamentos, mercados, etc.
No entanto, é importante entender que, para utilizar esses valores, a pessoa deve ter entre 22 e 76 anos. Para idosos, o cartão esta disponível. No entanto, os valores disponíveis serão menores.
Como qualquer tipo de cartão de crédito, essa ferramenta tem spread. Atualmente, a taxa para obter um empréstimo consignado e pagá-lo é de 2,1%, ante cerca de 3% no cartão.
A realidade é que essa novidade pode ajudar muitas pessoas que precisam de dinheiro para quitar suas dívidas, porém, é preciso estar atento a isso. Isso porque, como em qualquer tipo de empréstimo, chegará a hora de fazer o pagamento.
Nesse período, é importante ter uma boa organização para quitar a dívida e não acabar criando uma espécie de “bola de neve” mesmo com o Novo cartão INSS. Mais recomendado, os interessados que tiverem dúvidas, procurar falar com um advogado ou contador para saber se a melhor fonte de crédito é um cartão de benefício ou um empréstimo consignado.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!