No último dia 22 de maio, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) lançou uma novidade que promete facilitar a vida dos seus beneficiários:
O Novo Cartão MEU INSS+, é destinado aos aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios, e já está disponível para uso e pode ser acessado na plataforma 100% digital Meu INSS, vinculada ao Gov.br.
Esse novo cartão virtual do beneficiário surge por meio de uma parceria entre o Ministério da Previdência, INSS, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. A implementação dessa nova modalidade de serviço ficou a cargo da Dataprev, com a promessa de trazer maior praticidade e comodidade aos segurados.
Quais são as vantagens do Novo Cartão MEU INSS+?
Uma das principais novidades do Novo Cartão MEU INSS+ é o Clube de Vantagens criado pelos estabelecimentos e pelas instituições bancárias parceiras. Essa iniciativa pode proporcionar aos beneficiários acesso a uma série de descontos em diversos produtos e serviços. Entre as promoções disponíveis no lançamento do Meu INSS+, estão descontos em produtos para animais, compra de jogos de panelas, notebooks, smartphones, telemedicina grátis, entre outros.
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Além disso, os bancos parceiros oferecem condições especiais de pagamento com cartão. Para ter acesso a essa lista completa de descontos e vantagens, os beneficiários podem acessar os sites das respectivas instituições bancárias, como Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.
Como solicitar o novo cartão do INSS?
Para solicitar a emissão do Novo Cartão MEU INSS+, o segurado deve acessar o site ou aplicativo Meu INSS e seguir um passo a passo simples. Basta encontrar a opção “Carteira do Beneficiário” na tela inicial, anexar uma foto para constar no documento e selecionar a opção referente ao compartilhamento de dados através do QR Code. Após essas etapas, a carteira do beneficiário estará disponível para uso.
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Outra opção para solicitar a emissão do documento é através da Central de Atendimento do INSS, pelo telefone 135. Neste caso, o segurado deverá retirar o comprovante impresso em uma das agências do órgão.
Quais informações constam no cartão MEU INSS+?
De acordo com a Portaria MPS 1.773, o cartão MEU INSS+ deve conter informações referentes ao titular do benefício previdenciário, como nome completo, CPF, número do benefício, espécie do benefício, data de emissão, data de validade, foto e QR Code.
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É importante lembrar que o cartão Meu INSS+ não substitui o documento oficial de identificação, como, por exemplo, a carteira de identidade.
Com a implantação do novo cartão do INSS, a expectativa é de que cerca de 19 milhões de beneficiários tenham acesso a descontos e serviços, trazendo mais praticidade, comodidade e economia para os segurados.
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