Beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) devem ficar atentos aos próximos mudanças. O Instituto está executando mais um pente fino voltado para aposentadorias e pensões.
A intenção com esse exame que o INSS fará é apurar casos de pagamentos irregulares, podendo assim reduzir os custos do tesouro nacional. Veja como vai funcionar a seguir!
O que fazer caso caia no pente fino do INSS?
Se o destinatário for selecionado para o pente fino do INSS, uma notificação deve ser enviada ao destinatário. Vale lembrar que as mensagens são remetidas pelo portal ou pelo app Meu INSS.
Leia em seguida: Notícia Quente: Esses Aposentados Têm Direito A 4 Cartões Com Benefícios; Veja Então Se Você Tem Direito A Eles
A instituição verificará o status do beneficiário do empréstimo consignado, benefícios de auxílio-doença, pensão por invalidez e BPC.
Caso sejam descobertos problemas ou inconsistências nas informações, o INSS acionará o beneficiário para regularizar a situação. Porém, se necessário, basta ir até a agência do INSS e trespassar nos exames ou perícia médica.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Quais os cuidados para não ter benefícios do INSS cancelados?
Devido à pandemia da COVID-19, depois de três anos sem exigir a prova de vida (atestado de vida), muitos segurados acreditam que o procedimento foi suspenso pelo INSS.
Mas a partir de 2023, o INSS está de volta com a necessária prova de vida. Mas agora com um novo método. A intervenção será realizada de forma automática, sem que o segurado precise se deslocar ao posto de atendimento do instituto.
Leia em seguida: Notícia Quente: INSS Vai Pagar Mais De R$1 Bilhão Atrasados; Então Veja Quem Vai Receber Aqui
Vale lembrar que a suspensão das provas de vida é uma garantia dos órgãos de previdência para evitar que aposentados e aposentadas se arrisquem com a COVID-19 e fiquem expostos a grande número de pessoas.
Os procedimentos foram atualizados para continuar levando em consideração essa possibilidade e com o objetivo da segurança pública.
Leia em seguida: Novidade: Veja As Mudanças Na Prova De Vida Do INSS
Como o INSS verifica a prova de vida dos aposentados?
O INSS verifica se os beneficiários estão vivos por meio de atividade nos bancos de dados do governo. Após o aniversário do segurado, o instituto tem 10 meses para verificar nos bancos de dados um ato que conta como prova de vida.
Leia em seguida: Surpresa: Aposentados Têm Novo Aumento De Margem Nos Empréstimos; Assim, Veja Qual É
O que pode ser considerado prova de vida para que o cidadão não deixe de obter um benefício do INSS é a utilização dos bancos de dados que estão no sistema do governo federal, seja por meio de atualizações ou pelo atendimento online.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja também;
Dica bônus:
Assim, receba nossas informações todos os dias de forma gratuita. Nos siga também em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!