Pela primeira vez, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) concedeu automaticamente uma pensão por morte. Na sexta-feira (dia 16), um segurado do Rio de Janeiro teve seu pedido liberado. Essa nova abordagem agiliza o processo de análise do benefício, que é responsável pela terceira maior demanda de requerimentos no órgão.
Benefícios automáticos do INSS
A pensão por morte urbana é um benefício destinado aos dependentes de segurados do INSS que residem em áreas urbanas. O pedido pode ser realizado por meio do site ou aplicativo Meu INSS.
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No processo de automatização da análise, o INSS utiliza os dados já presentes nos sistemas da Previdência Social e verifica as informações fornecidas pelo requerente no momento do pedido. Além disso, são utilizados dados provenientes de outras fontes governamentais para verificação. Essa abordagem permite a conclusão mais rápida do requerimento.
Essa automatização traz maior agilidade à análise do benefício, que ocupa a terceira posição na fila de requerimentos do órgão, ficando atrás apenas do Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas) e da aposentadoria por idade. Somente em abril, dos 1,2 milhão de pedidos acumulados (excluindo aqueles relacionados a benefícios que requerem perícia, como o auxílio-doença), 136 mil eram solicitações de pensão por morte, correspondendo a 10,8% do total.
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Como pedir o benefício?
Acesse o aplicativo ou site Meu INSS e faça o login. Em seguida, clique no botão “Novo pedido” e insira o nome do serviço ou benefício desejado. Selecione a opção correspondente. Leia atentamente o texto exibido na tela e prossiga seguindo as instruções fornecidas.
Documentos necessários
No sistema, será solicitado o número de CPF da pessoa falecida e dos dependentes. Além disso, poderão ser requisitados documentos que comprovem o tempo de contribuição, bem como documentos dos dependentes.
Caso o pedido seja feito por um procurador ou representante legal, será necessário apresentar uma procuração ou um termo de representação legal, juntamente com um documento de identificação com foto. Essa documentação é exigida para comprovar a legitimidade do procurador ou representante legal.
Para acompanhar e receber a resposta do processo, basta acessar o aplicativo ou o site Meu INSS e clicar no botão “Consultar pedidos”. Em seguida, localize o processo na lista e clique em “Detalhes” para visualizar as informações e o andamento atualizado do processo. Dessa forma, você poderá acompanhar de maneira conveniente todo o processo.
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