Os nomes da equipe responsável pela transição entre os governos de Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foram anunciados! Confira quais são os nomes e algumas das funções a seguir!
Como funciona a transição do governo?
A equipe de transição tem acesso a dados como: as contas públicas do Governo Federal; as atividades exercidas pelos órgãos e entidades; a estrutura organizacional da Administração Pública.
Sendo assim, os programas, projetos e ações dos órgãos e entidades; a assuntos que requeiram adoção de providências, ação ou decisão da administração no primeiro quadrimestre do novo governo, entre outros.
Leia em seguida: Quer saber o que significa desvincular valor da aposentadoria da inflação? Então venha entender
O único nome desvendado oficialmente antes do anúncio era o de Geraldo Alckmin (PSB), eleito vice-presidente. Foi nomeado coordenador da transição pelo ex-presidente Lula. Durante este período, ele será responsável por todas as ações e regulamentos legais.
Desde a confirmação dos resultados do segundo turno, o vice-presidente eleito tem participado de diversas aglomerações com as autoridades para discutir a questão central da transição: o orçamento de 2023.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
A PEC que permitirá a superação de gastos para incluir verbas no orçamento para custear as promessas de campanha de Lula – como o Auxílio Brasil de R$ 600 e o reajuste real do salário mínimo.
Quem são os nomes já definidos na equipe de transição?
A equipe de transição deve incluir pelo menos 100 pessoas, entre funcionários, voluntários e técnicos, além do limite constitucional de emprego de 50 pessoas anunciado oficialmente no Governo Federal.
Leia em seguida: Projeto que prevê pagamento de 14º salário do INSS ainda não está aprovado; então saiba mais aqui
O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) foi confirmado pelo nome nesta quinta-feira e disse que vai coordenar a equipe de desenvolvimento regional, ao lado de nomes como Guido Mantega, Enio Verri, Anielle Franco e outros.
O servidor Jorge Rodrigo Araújo Messias foi anunciado como coordenador jurídico da equipe de transição de Lula.. Messias ficou conhecido nacionalmente após ser chamado de “Bessias” pela então presidente Dilma Rousseff (PT) durante uma escuta divulgada por Sergio Moro em março de 2016, como parte da operação Lava Jato.
Leia em seguida: Quando a revisão do FGTS terá julgamento?
O grupo será dividido em quatro frentes principais. São eles: coordenação executiva, coordenação da articulação política, coordenação de grupos de especialistas e coordenação da organização patrimonial. Veja todos os nomes a seguir:
Comunicações
- Paulo Bernardo, ex-ministro das Comunicações;
- Jorge Bittar, ex-deputado federal;
- Cezar Alvarez, ex-secretário do Ministério de Comunicações;
- Alessandra Orofino, especialista em economia e direitos humanos formada na Universidade de Columbia.
Direitos Humanos
- Maria do Rosário, deputada federal e ex-ministra de Direitos Humanos;
- Silvio Almeida, advogado;
- Luiz Alberto Melchert, doutor em economia;
- Janaína Barbosa de Oliveira, representante do movimento LGBTQIA+;
- Rubens Linhares Mendonça Lopes, do setorial do PT para pessoas com deficiência;
- Emídio de Souza, deputado estadual (SP);
- Maria Victoria Benevides, socióloga, professora doutora.
Igualdade Racial
- Nilma Lino Gomes, ex-ministra de Igualdade Racial;
- Givânia Maria Silva, quilombola e doutora em sociologia;
- Douglas Belchior;
- Thiago Tobias, do Coalizão Negra;
- Ieda Leal;
- Martvs das Chagas, secretário do Planejamento de Juiz de Fora;
- Preta Ferreira, movimento negro e movimento de moradia.
Planejamento, Orçamento e Gestão
- Guido Mantega, ex-ministro da Fazenda;
- Enio Verri, deputado federal (PT-PR);
- Esther Dweck, economista e professora da UFRJ;
- Antonio Corrêa de Lacerda, presidente do Conselho Federal de Economia.
Indústria, Comércio, Serviços e Pequenas Empresas
- Germano Rigotto, ex-governador do Rio Grande do Sul;
- Jackson Schneider, executivo da Embraer e ex-presidente da Anfavea;
- Rafael Lucchesi, diretor-geral do Senai Nacional;
- Marcelo Ramos, deputado federal (AM);
- Tatiana Conceição Valente, especialista em economia solidária;
- Paulo Okamotto, ex-presidente do Sebrae e do Instituto Lula;
- Paulo Feldmann, professor da USP;
- André Ceciliano, presidente da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj).
Mulheres
- Anielle Franco, diretora do Instituto Marielle Franco;
- Roseli Faria, economista;
- Roberta Eugênio, mestre em direito, pesquisadora do Instituto Alziras e ex-assessora de Marielle Franco;
- Maria Helena Guarezi, ex-diretora de Itaipu e amiga pessoal de Janja;
- Eleonora Menicucci, ex-ministra da Secretaria de Política para Mulheres;
- Aparecida Gonçalves, ex-secretária Nacional da Violência contra a Mulher.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS. Clique no link e saiba mais.
Novo aumento de margem com cartão benefício! Veja quem tem direito
Dica bônus:
Assim, receba nossas informações todos os dias de forma gratuita. Nos siga também em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: então tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias! Assim, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.