Já faz algum tempo que o cartão de crédito está presente na vida da maioria dos brasileiros e algumas pesquisas mostram que essa é a forma de pagamento que os consumidores mais utilizam. Entretanto, a taxa de inadimplência também está alta no país, então precisamos explicar o que acontece se você não pagar o cartão de crédito.
Confira agora como essa ferramenta de compras funciona e o que fazer se você não pagar a fatura todos os meses. Saiba tudo!
Entenda como funciona o cartão de crédito
Em suma, o cartão de crédito é uma espécie de empréstimo que os bancos e instituições financeiras liberam para seus clientes. Dessa forma, as pessoas conseguem comprar um produto com valor alto e dividir o pagamento em parcelas, de modo que fique mais acessível.
Leia mais:Beneficiários do INSS e Auxílio Brasil têm nova margem disponível em folha para consignado
O valor desse empréstimo disponível no cartão de crédito leva o nome de limite e as empresas liberam esses valores com base em análises de crédito e conforme a renda do cliente. Sendo assim, essa ferramenta torna-se uma das mais fáceis e rápidas de usar.
Todavia, o grande problema do cartão de crédito é que o cartão te ajuda em compras no dia a dia, mas também que pode te deixar em apuros caso não pague-o corretamente. Em outras palavras, o cartão de crédito traz consigo uma das maiores taxas de juros do mercado .
Dessa forma, saber o que acontece se você não pagar o cartão de crédito é algo essencial para as pessoas que precisam se controlar com essas modalidades de compras. Portanto, venha conferir agora o que acontece se você não pagar o cartão de crédito!
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Cartão de crédito: o que acontece se não pagar?
De imediato, o que acontece ao não pagar o cartão de crédito é que a empresa tem a permissão de inserir seu nome e CPF na lista de devedores e com isso você fica negativado. Em outras palavras, o nome negativado é o que muitos chamam de “nome sujo” e isso gera algumas restrições no mercado.
Leia mais: Herança de R$ 3 mil: filhos de trabalhadores podem ter cotas a receber do PIS/PASEP
Com o nome nas listas dos inadimplentes nos órgãos de proteção de crédito, o consumidor passa a ter alguns problemas com outras atividades financeiras, como financiamentos e solicitação de empréstimos no geral.
Além disso, torna-se cada vez mais complicado conseguir aprovar outros cartões de crédito em estabelecimentos diferentes e também conseguir parcelamentos em compras. Ou seja, a grande maioria das operações que envolvem o crédito tornam-se um pouco complicadas, pois as empresas ficam com um pé atrás.
Leia mais: Ganhou uma ação trabalhista? Então você pode ter direito a aumentar sua aposentadoria; entenda
Ademais, outro grande prejuízo é o fato de que o cartão de crédito conta, atualmente, com um dos juros mais altos do mercado, podendo chegar a mais de 390% ao ano. Sendo assim, a recomendação é de que você procure sempre controlar as compras e pagar o cartão em dia, para que sua vida financeira não fique complicada.
É possível conseguir crédito com o nome negativado?
A verdade é que é possível sim, pois nem sempre uma dívida no seu CPF será o suficiente para todas empresas fecharem as portas do crédito para você. Contudo, essa nova liberação depende bastante de como está o seu histórico de pagador, ou seja, sua pontuação de score.
Leia mais: Saque de R$ 1 mil do FGTS: como e até quando receber
Muitas vezes, apenas o fato de procurar negociar essa dívida e começar a pagar já ajuda bastante a recuperar a confiança no mercado.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o Bolsa Família. Clique no link e saiba mais.
Bolsa Família voltou e vai pagar mais do que nunca!
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!