Veja agora mais informações a respeito do pente fino do INSS desse ano de 2023 para os contribuintes! Confira a seguir mais informações.
O INSS realizará o pente fino em 2023 como medida importante e necessária para a organização do sistema da Previdência Social. Para entender melhor como o benefício funciona e evitar perder seus direitos, separamos detalhes sobre o assunto.
O pente fino é uma ação que o INSS realiza periodicamente para identificar possíveis irregularidades e revisar benefícios previdenciários. Assim, aqueles que possuem cadastro junto à Previdência Social e possuem dados incompletos podem estar sujeitos à revisão.
Ademais, pessoas que recebem benefícios por incapacidade temporária e ainda não passaram pela perícia médica, bem como aqueles que possuem benefícios de natureza previdenciária, trabalhista, tributária ou assistencial, também podem ter seu cadastro analisado.
Leia em seguida: Acaba de sair: Nome no Serasa não impede crédito de empréstimo no INSS; veja
Outro grupo que pode ter o cadastro revisado são os beneficiários do BPC que não tiveram revisão por mais de dois anos. Para a reavaliação do benefício ou realização da perícia médica, os beneficiários serão convocados. Caso não compareçam, terão seus benefícios suspensos.
Por fim, é importante acompanhar as informações sobre o pente fino do INSS e verificar se você está livre da revisão.
Quais grupos estão livres do pente fino INSS 2023?
O pente fino INSS 2023 continua sendo um assunto muito procurado nas redes sociais. Se você quer saber quem está livre do pente fino do INSS, é importante acompanhar as informações a seguir.
Beneficiários com faixa etária igual ou superior a 55 anos de idade que recebem aposentadoria por invalidez por mais de 15 anos, assim como pessoas com mais de 60 anos que recebem o benefício, estão livres do pente fino.
No entanto, beneficiários com mais de 60 anos que recebem o antigo auxílio-doença podem ser convocados para esclarecimentos do INSS, já que o benefício é temporário.
Caso tenha sido convocado pela Previdência Social, é importante apresentar RG e CPF originais, comprovante de residência, laudos médicos e exames para comprovar a condição.
Além disso, é preciso comparecer à agência no horário e local combinados por meio de agendamento no portal do meu INSS.
É importante manter os documentos em dia junto à Previdência Social, independentemente de ser convocado ou não pelo INSS, para evitar a suspensão do benefício.
Veja agora: Endividados do Auxílio-Brasil terão perdão de Lula; Entenda como irá funcionar
Notificação do INSS:
Se você recebeu a notificação do INSS por meio de carta de convocação, tem o prazo de até 5 dias úteis para agendar a perícia através do número 135 ou do aplicativo meu INSS pelo site.
Caso o benefício tenha sido suspenso, é possível regularizar a situação em até 60 dias. Caso não solicite o atendimento no tempo determinado, corre-se o risco de ter o benefício cancelado.
O pente fino do INSS é uma forma de regularizar o sistema, solucionando inadimplências ou pedidos que estão em análise.
Beneficiários que recebem o benefício recentemente deverá ser solicitados a comprovar a veracidade das informações e complementar o cadastro, caso esteja incompleto. Para mais detalhes sobre o pente fino INSS 2023, continue acompanhando este portal.
Gostou do conteúdo sobre o Programa Desenrola Brasil? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja também;
Dica bônus:
Assim, receba nossas informações todos os dias de forma gratuita. Nos siga também em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!