Veja agora! Saiba o que pode acontecer caso acumule dívida de cartão de crédito. Acesse todas as informações aqui:
Milhões de brasileiros enfrentam o endividamento pelo uso incorreto do cartão de crédito. Conforme o Mapa da Inadimplência realizado em abril de 2022 pelo Serasa, o número de endividados ultrapassar 66 milhões de cidadãos. Sendo 28,14%, dívida de cartão de crédito ou com instituições bancárias.
Essa modalidade de crédito, proporciona comodidade aos usuários como, por exemplo, fazer compras parceladas, se tornando uma tentação para quem não consegue controlar suas finanças.
Mas, afinal, o que pode acontecer com dívida acumulada de cartão de crédito? Confira todas as informações aqui!
Dívida de cartão de crédito: o que pode acontecer se eu não pagar?
De primeiro momento o que pode acontecer ao usuário que não pagar sua conta do cartão de crédito é ter o seu nome negativado. Isso porque, ao deixar de pagar a fatura de gastos dentro do prazo, a instituição financeira ou bancária, pode fazer a inclusão do seu CPF na chamada lista de inadimplentes. Essa lista pertence aos órgãos de proteção ao crédito, por exemplo, o Serasa.
Leia em seguida: Qual A Expectativa Do Mercado Financeiro Após Eleição Do Lula Para Presidente? Confira
Dessa forma, o cidadão terá o nome negativado e, vai encontrar dificuldades, para acessar outros créditos como financiamentos, empréstimos, parcelar em estabelecimentos comerciais e solicitar outros cartões de crédito.
O cartão de crédito contém juros elevados e caso você pare de pagar, a dívida que você possui pode continuar ampliando. Então, o melhor que você pode fazer é buscar regularizar a situação quanto antes.
Leia em seguida: INSS Vai Pagar ABONO EXTRA Em Novembro Para 5 Grupos; Veja Quem Recebe
Posso conseguir um novo cartão de crédito ou financiamento depois de a dívida caducar?
Segundo o Código Civil, artigo 2026, decorridos cinco anos, recuperadores, empresas de negociação de crédito ou bancos, não podem realizar a continuação da cobrança da dívida. Desse modo, após o período mencionado, se diz que a dívida do usuário do cartão de crédito, por exemplo, “caducou”.
Leia em seguida: Venceu Ação Contra O INSS? Você Pode Ter Uma Bolada Para Receber; Saiba Mais
De modo geral, o negativado não consegue fazer a contratação de um novo cartão de crédito. Pois mesmo que não há como a dívida continuar sendo cobrada, ela constará no banco de dados das instituições. A dívida caducada deve continuar sendo listas em:
- SCR – Sistema de informações de Crédito do Banco Central;
- Sistema interno das instituições financeiras.
Leia em seguida: Reajuste De Salário Mínimo E Volta De Programas Sociais: Os Planos De Lula Para 2023
Desse modo, a pessoa vai ter dificuldade em ter novos cartões aprovados e até mesmo empréstimos. Afinal, as instituições terão como consultar as informações contidas no Banco Central do solicitante.
Outros prejuízos que dívida de cartão de crédito ocasiona é a queda da pontuação da pessoa no Serasa Score, comprometimento do relacionamento com empresas e histórico negativo de negociações e pagamentos.
Leia em seguida: Está Com Dívidas? Governo Lula Vai Lançar Programa Para Renegociar Dívidas
Cuidados importantes
Para não acabar comprometido com dívida de cartão de crédito, busque usar de maneira consciente, deixando para emergências e imediatadas. Nesse sentido, vale destacar que o limite disponível, não é o mesmo que o saldo da sua conta, por isso não confunda e acabe sem ter como pagar os valores.
Leia em seguida: FGTS Libera Saque De Até R$ 1 Mil; Consulte O Prazo Para O Saque
Portanto, não vise o limite de crédito disponibilizado pelas instituições financeiras, estipule você um valor máximo para gastar com a modalidade. Segundo especialistas, é reservar 30% da renda mensal para pagar suas prestações, incluída a fatura do cartão de crédito.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!