Ser aposentado é um sonho para grande parte dos trabalhadores de todo o Brasil. De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Secretaria da Previdência Social, 89% dos cidadãos brasileiros concordam que é importante investir para ter uma situação financeira confortável na aposentadoria.
E a partir de agora, todos os brasileiros vão ter acesso a uma nova ferramenta para montar um planejamento financeiro para essa fase tão importante e delicada da vida.
Essa ferramenta é o Tesouro RendA+, uma nova família de títulos do Tesouro Direto que tem o seu foco no longo prazo e em oferecer uma renda extra mensal por até 20 anos, corrigida pela inflação –garantindo, assim, o poder de compra desses cidadãos.
É importante esclarecer que o Tesouro RendA+ vai já está disponível para investimento desde o dia 30 de janeiro de 2023. O investidor vai ter até 8 opções de títulos com diferentes datas para início do recebimento da renda, começando no ano de 2030 e indo até 2065 neste primeiro momento.
Em seguida, a partir dessas datas que os investidores vão receber a renda mensal, em 240 parcelas (20 anos). Para o Tesouro Direto, esse é um investimento para quem está buscando uma tranquilidade financeira para quando a aposentadoria chegar.
Entenda mais informações sobre como funciona a RendA+ para quem busca se aposentar no artigo em seguida!
Como funciona o Tesouro Direto?
O Tesouro Direto basicamente é um programa do Tesouro Nacional em que foi desenvolvido no ano de 2002 para que títulos públicos federais pudessem ser vendidos para pessoas físicas, de uma maneira mais fácil e por meio da internet.
Portanto, o programa oferece investimentos em títulos públicos a partir de pouco mais de R$ 30. Em troca, o cidadão que investir recebe o dinheiro de volta junto com juros no prazo de vencimento. Esse tipo de aplicação é considerada a porta de entrada para o mundo dos investimentos.
Leia em seguida: Saiu agora: Abono extra de R$ 4500 para aposentados; Veja quem tem direito
Como funciona o Tesouro RendA+?
O Tesouro RendA+ é uma nova modalidade de títulos públicos com foco principal em investimentos de longo prazo, criada para oferecer uma aposentadoria complementar. Agora, são 8 opções de datas para começar a receber a renda extra (data de conversão):
- 2030;
- 2035;
- 2040;
- 2045;
- 2050;
- 2055;
- 2060;
- 2065.
É importante deixar claro que diferente dos outros títulos do Tesouro Direto, o RendA+ não paga o valor investido e os seus rendimentos de uma única vez, lá na data do vencimento. Em vez disso, o cidadão que investir recebe 240 parcelas mensais (equivalente a 20 anos), que começam a ser pagas na chamada data de conversão.
Por conta disso, o RendA+ pode ser uma opção muito boa para está buscando poupar dinheiro com foco na aposentadoria.
Leia em seguida: Saiu agora: Aposentados vão receber novo reajuste do salário; Saiba mais
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba então nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!