Notícia de última hora do INSS! Os pagamentos da margem 5% estarão disponíveis em breve. Confira mais informações.
Após o lançamento de medidas do governo, os aposentados e pensionistas poderão, novamente, contar com o aumento da margem de 5% novamente. Assim, todos segurados do INSS já podem contratar novos empréstimos consignados para ajudar suas famílias ou até mesmo investir uma parte desse novo dinheiro liberado.
Leia mais: Acaba de sair: 14º salário tem uma notícia boa e uma ruim
Desde o fim da lei 14.131 muitos segurados do INSS se viram em uma situação financeira muito difícil, pois quando a lei deixou de valer, não foi possível contratar os consignados. Assim, além de ficarem negativados, esses grupos ficaram sem oportunidade de crédito acessível no mercado.
Agora tudo isso vai mudar, pois a data para o aumento da margem 5% está confirmada!
Novo aumento da margem de 5%
No último dia 17, o Governo Federal aprovou a nova Medida Provisória 1106/2022 que traz consigo novas alterações no Ministério do Trabalho e Previdência. Além disso, na mesma cerimônia houve o lançamento do Programa de Renda e Oportunidade, que foi aprovado pelo presidente Jair Messias Bolsonaro em público.
Portanto, esse programa traz consigo quatro principais mudanças, entre elas uma nova margem de 40% de margem consignável. Confira as mudanças:
- Aumento da margem de empréstimos consignados para aposentados e pensionistas do INSS;
- Antecipação do 13° Salário do INSS para aposentados e pensionistas;
- Saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) de até R$ 1.000,00 por pessoa;
- Liberação de microcrédito através da Caixa Econômica Federal para quem recebeu o Auxílio Emergencial.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Uma grande novidade também vem no funcionamento da margem, que agora tem a opção do segurado usar os 40% para empréstimo. Ou seja, para quem não sabe, nos últimos anos, quando o percentual era de 35%, só havia uma forma de distribuição: 30% para empréstimos e 5% para operações com cartão.
Dinheiro na conta em menos de um mês
Segundo as informações oficiais o limite para atualização da folha de pagamentos dos segurados acaba nos próximos dias. Assim, o Dataprev vai realizar esse processo em breve e logo após isso os bancos começam a processar os pagamentos dos novos valores da margem 5%. Nesse sentido, quem já pediu a liberação, vai ter o dinheiro na conta por volta de 7 a 10 dias.
Vale lembrar que todos os segurados que têm entre 21 e 75 anos têm direito a sacar seus respectivos valores da margem de 5%. Contudo essa retirada varia conforme as instituições bancárias, pois enquanto algumas permitem o saque, outras acabam não permitindo. Por fim, aquele segurado que possui 9 linhas de consignados não poderá usar o aumento de margem.
Dica bônus:
Ative agora as notificações do Blog da João Financeira, assim você fica por dentro de todas as últimas notícias sobre o INSS.
Garanta ficar por dentro de todos os seus direitos!
Leia mais: Bolsonaro acaba de mandar recado para os aposentados
Gostou das informações? Compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.
Visite nossas páginas do blog nas redes sociais e nos siga para não perder as últimas informações: