A prova de vida do INSS em 2023 será diferente. Nesse ano, os beneficiários não precisarão comparecer até as agências para que o procedimento seja feito. O governo Federal anunciou ainda em 2022 que aconteceria de forma automatizada. Ou seja, será pelo cruzamento de dados presentes nos sistemas do governo. Veja como vai funcionar.
O Governo Federal sempre divulgava o calendário da prova de vida de acordo com o mês de aniversário de cada beneficiário. Então, quem recebia algum benefício previdenciário precisava comparecer até a agência bancária, de forma presencial, para comprovar que estava vivo e apto a continuar recebendo o benefício. Agora, não será mais preciso esse deslocamento.
Como será a prova de vida de 2023?
A prova de vida do INSS serve como uma fiscalização do Instituto. Dessa forma, aqueles que não compareciam para realizar, tinham seus benefícios suspensos e, se não recorressem, era feito o cancelamento definitivo.
O procedimento da prova de vida é muito importante, pois evita pagamentos onerosos à Previdência Social. Ou seja, isso vai permitir que mais pessoas, que estão na fila, possam receber os valores.
A partir de 2023, a prova de vida será de responsabilidade da Previdência Social. Não será mais preciso se deslocar até a agência bancária. Os sistemas do governo serão usados para avaliar se o beneficiário ainda está apto a receber os benefícios.
Leia mais: INSS divulga novos valores do salário do INSS – Finalmente sua aposentadoria vai aumentar
O que vale para prova de vida em 2023?
Qualquer atualização feita em nome do beneficiário do INSS nas plataformas do governo servirá como prova de vida em 2023. Por exemplo:
- Comprovante de votação em eleições;
- Consultas no Sistema Único de Saúde (SUS);
- Acesso ao app ou site Meu INSS;
- Registro de vacinação;
- Perícia médica no INSS;
- Declaração do Imposto de Renda;
- Emissão ou renovação de documentos oficiais, por exemplo, RG, CNH, CTPS;
- Atualização do Cadastro Único;
- Recebimento de benefício com reconhecimento biométrico;
- Cadastro ou recadastramento em órgãos de trânsito, ou de segurança pública.
Mas, se a Previdência Social não conseguir acessar os dados, ou seja, se o beneficiário não tiver nenhuma atualização nas plataformas do Governo Federal, poderá receber uma notificação para ir de forma presencial realizar tal procedimento. Ou, poderá fazer de forma digital, através do aplicativo Meu INSS.
Leia mais: INSS Atualiza Calendário de Pagamentos: Veja As Datas Aqui
Suspensão dos benefícios
Essa mudança foi anunciada no ano de 2022 e a previdência tinha até o último dia do ano para se adaptar a essas mudanças. Então, não ocorreu a suspensão dos benefícios no ano passado. Mas, a partir desse ano de 2023 já deve acontecer para aqueles que não tiverem nenhuma atualização nas plataformas do governo federal.
Leia mais: Saiu lista de pagamentos: INSS vai pagar atrasados para aposentados
Veja também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!