Mais uma reunião foi marcada para o dia de hoje, 28 de março, para definir sobre o teto de juros do consignado, tanto do cartão quanto do empréstimo. O Conselho Nacional de Previdência Social fez a redução dos juros, o que acabou desagradando as instituições bancárias, por isso será necessário mais essa reunião. Confira mais informações.
Taxa de juros do empréstimo e cartão de crédito consignado caiu
O empréstimo consignado é a linha de crédito mais barata atualmente no mercado. Antes da redução, esse empréstimo tinha teto de juros de 2,14% ao mês. Já o cartão de crédito consignado tinha taxa de juros de 3,06% ao mês.
O Conselho Nacional de Previdência Social reduziu para 1,7% ao mês os juros do empréstimo e para 2,62% os juros do cartão de crédito consignado. Quando anunciada essa notícia, os beneficiários do INSS ficaram muito felizes, pois pagariam menos.
Contudo, a redução desagradou os bancos, que acabaram suspendendo a oferta dessa linha de crédito. De acordo com os bancos, a redução tornava a liberação inviável. Isso porque os gastos que os bancos possuem não diminuíram.
Leia mais: EXCELENTE NOTÍCIA PARA APOSENTADOS: Pare de PAGAR seus Empréstimos! Veja COMO
Nova reunião hoje pode definir os juros do consignado
Mas, uma NOVA reunião já foi marcada. No dia de hoje, 28 de março, os representantes do Conselho vão sentar e discutir novamente sobre essa taxa de juros. O valor será intermediário, ou seja, de forma que não fique muito alta para os beneficiários, mas que seja boa para os bancos poderem oferecer o crédito.
A proposta feita pelos bancos era de um juros a 2,01%. Já o Governo ofertou uma taxa a 1,95%. O acordo que deverá ser sacramentado hoje poderá ser de um teto de juros de 1,99%, já que o ministro da Casa Civil, Rui Costa, colocou uma marca de giz de que a taxa acordada deve ser inferior a 2%.
Para os bancos, a proposta é que o limite deve ser de 2,01% e eles insistem nesse número porque cada 0,01 ponto percentual muda a margem de lucro que eles conseguem obter operando com o INSS. Eles argumentam que o potencial de queda na oferta do crédito consignado se o governo fixar na sua última oferta, que foi de 1,95%, é de 38%.
Quanto a taxa de juros do cartão de crédito consignado, ainda não há nenhuma informação da expectativa de redução.
Leia mais: ABONO EXTRA PARA 01 GRUPO DE APOSENTADOS NA CONTA; Veja quem tem direito e como receber
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!