O novo Governo Lula está estudando a possibilidade de perdoar dívidas daqueles que contrataram o empréstimo consignado do Auxílio Brasil, confira aqui o que já está decidido para 2023!
Vale lembrar que o Governo Lula, se mostrou contra os empréstimos consignados do Auxílio Brasil algumas vezes, e está estudando a fundo as possibilidades de perdoar ou reduzir as dívidas envolvendo essa modalidade.
Entenda mais informações sobre qual fim vai levar as dívidas do empréstimo consignado do Auxílio Brasil em 2023 no artigo em seguida!
Leia em seguida: Notícia quente: revisão da vida toda poderá ser feita direto no INSS? Confira aqui
O novo Governo Lula é contra os empréstimos consignados?
O atual Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, já fez o anuncio de que seu novo governo está estudando formas de perdoar as dívidas de empréstimo consignado. Sendo mais especifico, os empréstimos consignados do Auxílio Brasil, modalidade que foi fortemente criticada pela equipe de Lula.
Essas críticas são baseadas nas taxas de juros e a possíveis práticas predatórias da nova modalidade, que oferecia aos segurados do Auxílio Brasil o acesso ao crédito consignado.
Vale destacar que muitos empréstimos foram contratados em todo o país, por famílias brasileiras que tinham o objetivo de usar o dinheiro para quitar dívidas, entretanto muitos continuam sem ter como pagar!
Leia em seguida: INSS cancela pagamentos de Pensão por Morte! URGENTE CONFIRMADA! Veja o que mudou
Como funciona o empréstimo consignado do Auxílio Brasil?
Nessa modalidade de empréstimo consignado do Auxílio Brasil, os segurados do antigo programa conseguiriam comprometer até no máximo 40% do valor do benefício com o pagamento de parcelas do empréstimo consignado.
Além disso, as parcelas seriam abatidas de maneira automática na folha de pagamento, todos os meses, até que o empréstimo fosse quitado. Assim, essa modalidade tem riscos extremamente baixos para as instituições financeiras. Uma vez que a liberação de verba tinha como garantia do pagamento o próprio estado brasileiro.
Vale lembrar que antes da liberação desta nova modalidade, o Ministério da Cidadania havia estabelecido regras para sua contratação, limitando os juros a 3,5% por mês, um juros relativamente alto para crédito consignado. Mesmo assim, mediante o novo valor, alguns bancos optaram por pular fora da medida.
O novo Governo vai perdoar dívidas do empréstimo do Auxílio Brasil?
De acordo com o Ministro Wellington Dias a anistia de dívidas do empréstimo consignado do Auxílio Brasil já estão sendo avaliadas desde o começo do ano. Assim, em alguns casos vão poder ser estudadas também as renegociações de dívidas, porém nada ainda confirmado.
O Ministro, afirmou que agora avaliarão possíveis caminhos e formas para oferecer essa anistia à população, com a chegada do novo governo Lula.
Dica Bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA ENTÃO NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias:
Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.