Funcionários com carteira assinada que tenham interesse em do saque-aniversario do FGTS devem estar atentos. Isso porque o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, já anunciou que sua liderança não concorda com a operação desse tipo de retirada. Sendo assim, ele planeja interromper a possibilidade do saque-aniversário em breve. Veja a seguir o que está decidido!
Como surgiu esta modalidade de saque do FGTS?
O saque aniversário do FGTS (Fundo de Garantia Por Tempo De Serviço) foi criado em 2019 no governo Jair Bolsonaro (PL).
Naquela época, a justificativa para liberar dinheiro era que os trabalhadores finalmente pudessem ter acesso a uma quantia que era inerentemente deles e, mais importante, impulsionar a economia.
Leia em seguida: Notícia Quente: Esses Aposentados Têm Direito A 4 Cartões Com Benefícios; Veja Então Se Você Tem Direito A Eles
Como funciona o saque-aniversário do FGTS?
Acontece que, quando você solicita uma retirada de aniversário, os funcionários devem cancelar ao saque rescisão.
Quando uma conta de fundo garantido é criada automaticamente, método emitido para essa conta será retirado da conta. Nela, o empregado trespassa a receber o valor total acumulado durante o serviço caso seja dispensado sem justa causa.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Ao mesmo tempo, o saque aniversário FGTS paga uma taxa anual que varia de 5% a 50% do valor segurado a cada ano. Ou seja, quando um trabalhador solicitar a alteração, ele receberá um percentual do fundo anualmente, ao invés de receber o valor integral em caso de rescisão sem justa causa.
Leia em seguida: Notícia Quente: INSS Vai Pagar Mais De R$1 Bilhão Atrasados; Então Veja Quem Vai Receber Aqui
Como funcionará esta modalidade do FGTS em 2023?
Segundo o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, em março, a diretoria do FGTS votará a sugestão de proibir novos pedidos de saque-aniversário do FGTS. Isso significa que a partir de março, caso a medida seja aprovada, não será mais possível fazer a transição.
Leia em seguida: Novidade: Veja As Mudanças Na Prova De Vida Do INSS
Para quem já recebeu saques no mês de nascimento nada vai mudar. Ou seja, se você já optou por cancelar ou sair da sua assinatura, nada mudará, sendo vedado o pedido de quem ainda não mudou.
Marinho acredita que a real finalidade do fundo garantidor deve manter como uma assistência financeira a trabalhadores resignados recentemente.
Ele também disse que recebeu uma série de reclamações sobre o período de carência de dois anos se quiser cancelar o cancelamento.
Leia em seguida: Surpresa: Aposentados Têm Novo Aumento De Margem Nos Empréstimos; Assim, Veja Qual É
Como aderir ao saque-aniversário do FGTS?
Vale lembrar que, para os empregados nascidos no mês de fevereiro, o prazo de adesão é até o dia 28, pois o cidadão deve solicitar a substituição até o último dia do mês de nascimento.
Acesse o aplicativo do FGTS e faça o login; selecione “meus saques” e escolha “saque aniversario”; Você precisará confirmar a alteração e ler os termos de associação.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Dica bônus:
Assim, receba nossas informações todos os dias de forma gratuita. Nos siga também em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: então tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias! Assim, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.