No ano passado, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, em 1º de dezembro, que os segurados do INSS podem usar toda a sua vida contributiva para calcular o seu benefício, não apenas os salários após julho de 1994. É o que chamamos da revisão da vida toda!
Nesse sentido, a revisão da vida toda pode beneficiar não só os aposentados, mas também pensionistas e quem recebe auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez. Ela pode ser solicitada pelos trabalhadores que começaram a contribuir para o INSS antes de 1994, desde que tenham se aposentado depois de 1999.
Dessa forma, neste artigo, vamos te ensinar como pedir a revisão da vida toda. Assim, veja!
Veja quem pode fazer a revisão da vida toda
Para pedir a revisão da toda é necessário ter se aposentado antes de 13 de Novembro de 2019. Nessa síntese, aqueles que podem pedir pela revisão da vida toda são as pessoas que se aposentaram entre 1999 e 12 de Novembro de 2019.
E, além disso, os aposentados só conseguem a revisão se tiver recebido a primeira aposentadoria há no máximo 10 anos. Entretanto, se você entrou com a ação judicial para revisão antes de completar os 10 anos de recebimento, mesmo que o processo tenha sido suspenso por causa da espera do julgamento, ainda tem direito à revisão.
Leia Mais: Novidade: Aposentadoria pelo INSS tem novas regras para 2023; saiba quais são
A revisão da vida toda já está no MEU INSS?
Em primeiro lugar, o INSS disponibilizou no MEU INSS requerimento da revisão da vida toda. No entanto, realizar o requerimento administrativo no atual momento não é uma boa estratégia porque pode haver prejuízo no cálculo e na fixação dos valores.
Em suma, sugerimos ponderação quanto ao requerimento administrativo de revisão da vida toda. No entanto, não se pode descartar o ajuizamento de ação. Inclusive, os pedidos (judicial e administrativo) podem ser feitos de forma simultânea.
Leia mais: Oficial: Veja as mudanças confirmadas para quem é MEI em 2023
Aprenda como pedir a revisão da vida toda
Para pedir a revisão da vida toda, os segurados devem ingressar com uma ação levando em conta as seguintes situações:
- Juizado Especial Federal, quando o valor da causa é até 60 salários mínimos;
- Justiça Federal, quando o valor da causa é acima de 60 salários mínimos.
E além disso, precisamos destacar que você deve avaliar o processo antes de entrar na justiça. Isso porque, se você entrar na justiça, mas não for uma hipótese vantajosa, poderá perder dinheiro ao invés de ganhar dinheiro. Outrora, a aposentadoria pode aumentar até R$1 mil reais!
Leia mais: VITÓRIA! 14° salário vai ser PAGO por LULA? Veja datas e valores; Confira agora
Confira também
SAIU AGORA: Pagamento do 14° SALÁRIO Parcela ÚNICA para APOSENTADOS – João Financeira – QUEM RECEBE?
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!