O CadÚnico é um dos instrumentos de coleta de dados mais populares do Brasil, uma vez que serve para auxiliar milhões de famílias e estimular programas de inclusão social. No entanto, você pode apresentar algumas dúvidas quanto ao processo de inscrição e concessão dos benefícios disponibilizados pelo Governo Federal.
Leia a seguir todas as informações sobre o CadÚnico, ou melhor, Cadastro Único, para saber quais programas você pode obter.
O que é o CadÚnico?
Em primeiro lugar, você sabe o que é o CadÚnico? Resumidamente, trata-se do Cadastro Único para Programas Sociais, ou seja, um instrumento de coleta de dados. Assim, o Governo Federal busca identificar famílias de baixa renda e, consequentemente, trabalhar para auxiliá-las.
Leia mais: Vale Gás começa a pagar; Confira o calendário
Dessa forma, o CadÚnico é um instrumento de inclusão. Programas de assistência social e redistribuição de renda se baseiam, portanto, nessa ferramenta e nas famílias inscritas ao redor do país. Atualmente, são mais de 25 milhões de famílias cadastradas.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Quem pode se inscrever no CadÚnico?
No entanto, existem alguns requisitos para poder se inscrever no CadÚnico. Conforme mencionado, esse instrumento é voltado para famílias brasileiras de baixa renda e, por isso, os critérios são relacionados aos ganhos de pessoas espalhadas pelo país.
Leia mais: Agora sim: R$5000 para TODOS; Vitória dos aposentados e pensionistas!
Assim, podem realizar sua inscrição no CadÚnico não só pessoas que possuem renda mensal, por pessoa, de até meio salário mínimo, mas também que possuam renda acima desse valor, mas que estejam vinculadas ou buscando algum programa, ou benefício, que utilize o Cadastro Único em suas concessões.
Você pode consultar seus dados por meio do aplicativo CadÚnico, ou pelo site do Ministério da Cidadania.
Quais são os benefícios que podem ser recebidos pelo CadÚnico?
Conforme mencionado, a inscrição no CadÚnico é requisito básico para inúmeros benefícios e programas sociais pagos pelo Governo Federal. Por isso, a lista de benefícios que você pode conseguir com esse cadastro é extensa. Por exemplo:
- Bolsa Família;
- Benefício de Prestação Continuada (BPC-LOAS);
- Identidade Jovem (ID Jovem);
- Carteira do Idoso;
- Telefone Popular;
- Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE);
- Programa de Fomento às Atividades Rurais;
- Programa Brasil Alfabetizado;
- Programa Nacional de Reforma Agrária;
- Crédito Instalação;
Leia mais: ATENÇÃO: URGENTE VOCÊ PODE SER PREJUDICADO: INSS Confirma PROBLEMA SÉRIO!
- Carta Social;
- Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil (Peti);
- Serviços Assistenciais;
- ENEM gratuito;
- Programa Nacional de Crédito Fundiário;
- Bolsa Estiagem;
- Água para Todos;
- Programa Cisternas;
- Bolsa Verde (benefício voltado ao apoio à conservação do meio ambiente);
- Gratuidade em inscrições de concursos públicos.
Por fim, vale lembrar que o CadÚnico e sua inscrição não garantem a concessão imediata desses benefícios que, em sua maioria, apresentam outros critérios de liberação.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!