Muitas pessoas podem perder o benefício do Bolsa Família por conta do pente-fino que o Governo Federal vai realizar. Essa fiscalização ocorre, pois muitas famílias podem estar recebendo os valores de forma indevida. Confira agora:
De acordo com o Governo Federal, o pente fino no benefício Bolsa Família vai ocorrer até o mês de julho. Até o momento, mais de 1,2 milhão de pessoas tiveram o benefício cortado. Por conta disso, é muito importante ficar de olho no seu cadastro para não correr o risco de perder os seus valores.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Suspeita de fraude no Bolsa Família
Durante o período de eleições em 2022, o Ministério de Desenvolvimento Social alega que o número de inscritos aumentou surpreendentemente. Isso fez com que as dúvidas sobre uma possível fraude que estava ocorrendo.
Nesse período, foi possível se cadastrar como família unipessoal. Portanto, o primeiro critério a ser analisado, é se você efetuou o cadastro enquanto pessoa que mora sozinha, dentre os meses de agosto a dezembro de 2022. Vale ressaltar que muitos indivíduos que moram em uma mesma residência chegaram a se inscrever, cada um deles, enquanto família unipessoal.
Leia mais: SURPRESA NA CONTA! 3 Pagamentos EXTRAS liberados para o INSS; Veja agora
Cadastros desatualizados também passam pelo pente fino
Os beneficiários do Bolsa Família precisam ter o cadastro único e mantê-lo atualizado. Esse cadastro serve para que o Governo Federal possa analisar as informações socioeconômica das famílias, tendo acesso a sua renda, trabalho, membros familiares, escolaridade, etc.
A atualização deve ser feita a cada dois anos. Portanto, se a família não atualiza o cadastro único por esse período de tempo ou mais, deve procurar o Centro de Referência de Assistência Social- CRAS para fazer o procedimento. Se alguma informação mudou, é preciso que você informe.
Da mesma forma, se o beneficiário já não cumpre mais os requisitos para receber o benefício, ele provavelmente será retirado do programa.
Leia mais: Quem tem direitos aos atrasados do INSS? Confira agora
O que fazer se o Bolsa Família foi bloqueado?
Se o beneficiário bloqueado estava em um cadastro unipessoal, precisam comparecer até o CRAS para comprovar que realmente morava sozinho, assim como comprovar a sua situação financeira.
No entanto, é necessário ficar atento ao prazo: o recadastramento pode ser feito em até 60 dias, contados a partir do momento em que foi bloqueado. Ademais, o prazo para ser retomado ao programa é de 15 a 45 dias. A boa notícia é que, assim que você voltar a receber o montante do Bolsa Família, todos os valores em atraso serão quitados.
Leia mais: Ótima notícia: APOSENTADOS VÃO RECEBER R$1.000; Veja como solicitar
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja também
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!