O pagamento da restituição do IRPF será realizado em cinco lotes regulares. Isso significa que, o mesmo é dedicado aos contribuintes que enviarem a declaração dentro do prazo e sem erros.
Os demais, que caírem na malha fina, ainda terão a possibilidade de receber de forma residual. Em ambos casos o repasse do valor deve ser feito no mesmo endereço.
Confira aqui onde cairá sua restituição do imposto de renda!
Restituição do imposto de renda
Tem direito a restituição do IRPF os contribuintes que pagarem mais impostos do que deveria. Isso acontece devido que o valor de tributação aplicado sobre o patrimônio do cidadão pode ter descontos, desde que sejam devidamente informados quais foram os gastos dedutíveis do último ano. São gastos com educação, saúde, ou Previdência do titular da declaração ou dos seus dependentes.
Leia Mais: Bolsa Família: Novo pente-fino pode suspender benefícios; Confira se você está na lista!
Na prática, todos esses descontos são dados ao cidadão com o pagamento da restituição, ou seja, ele é restituído pelo o que foi pago a mais. Ao enviar o seu documento o sistema da Receita Federal vai informar se há valores a serem pagos no IRPF de 2023, e se há valores a serem restituídos. Dessa forma o contribuinte pode iniciar o seu planejamento.
Em 2023, a Receita Federal ofereceu algumas formas de adiantar a restituição do Imposto de Renda. Como por exemplo, enviar a declaração até o dia 10 de maio, optar pela declaração pré-preenchida do documento, bem como informar o número da chave PIX para receber a restituição. Além disso, grupos prioritários como idosos e PCDs tem direito de receber primeiro.
Onde cairá a restituição do imposto de renda?
A restituição do imposto de renda cairá na conta corrente cadastrada pelo contribuinte ao enviar a declaração. Ou, na chave PIX que for informada pelo contribuinte e que dará prioridade no recebimento dos valores a serem restituídos.
Leia Mais: Aposentados sem margem: Saiba como conseguir empréstimo sem burocracia agora mesmo!
Para consultar ou mudar essa devida informação, você deve acessar a plataforma que enviou a declaração. Na opção “Restituição“, clique em “Consultar e Alterar Conta para Crédito de Restituição”. Assim, os dados serão devidamente modificados e o depósito será feito onde você preferir.
Quando vai cair a restituição?
- 1º lote: 31 de maio;
- 2º lote: 30 de junho;
- 3º lote: 31 de julho;
- 4º lote: 31 de agosto;
- 5º lote: 29 de setembro.
Leia Mais: ABONO NATALINO: Lula anuncia calendário de pagamento para aposentados – Confira!
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Confira também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, assim nos siga em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha então todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.