Os melhores investimentos para 2022 são rendas fixas. Na renda fixa, o regulamento de rentabilidade são conhecidos antes. Além de que, essa categoria de investimento, apresenta um retorno limitado, porém com baixíssimos riscos.
Por que investir em renda fixa hoje?
Um dos grandes motivos para a renda fixa ser uma ótima opção esse ano, foi a elevada inflação que aconteceu em 2021, que chegou até os 10,06%, quase o dobro dá média de 5,25% no Banco Central.
Dessa forma, o Banco Central começou a elevar a taxa Selic que terminou o ano com 9,25%. Ou seja, para esse ano, pode chegar até 11 ou 12% ao ano, o que favorece e muito a renda fixa.
Desse modo, ela pode interessar alguns tipos de investidores. Mas quais são os melhores investimentos dessa área para 2022?
Os 4 melhores investimentos em renda fixa para 2022
Descubra agora a baixo as melhores opções de renda fixa para esse ano, é importantíssimo conhecer as oportunidades no mercado financeiro.
1. Tesouro Selic
O Tesouro Selic está entre os títulos públicos negociados no Tesouro direto. Sua rentabilidade reflete ao desempenho da taxa Selic. Como dito anteriormente, a previsão é que essa taxa suba durante esse ano. O que torna essa uma alternativa bem atrativa.
O Tesouro Selic é garantido integralmente pelo Tesouro Nacional. Além de que, o Governo Federal é o impar que pode emitir papel-moeda.
É bom lembrar que a liquidez do título é diária e pode ser resgatado sem ter prejuízos, por conta da variação Selic acontecer diariamente. Sendo assim o Tesouro Selic é perfeito para compor sua reserva emergencial por exemplo.
2. Tesouro IPCA
O avanço inflacionário de 2021, como dito anteriormente, acabou bem acima da meta do Banco Central. E as expectativas é que o preço suba ainda mais.
Dessa forma o Tesouro IPCA se torna uma ótima forma de investimento. O IPCA é um título hibrido, que o retorno é formado por uma taxa fixa além da variação do Índice Nacional e Preços ao Consumidor Amplo. Ou seja, os ganhos ficam acima da inflação.
E no ponto segurança, é a tão seguro quanto o Tesouro Selic por exemplo. Além disso também conta com a liquidez diária. Porém o IPCA tende a ser um investimento a longo prazo, então fique atento!
3. LCI e LCA
A Letra de Crédito Imobiliário e a Letra de Crédito do Agronegócio são títulos que privados enviado por instituições financeiras que captam esses recursos a projetos.
Um dos principais pontos que torna essa uma forma ótima de investimentos é a questão dos juros. Os juros nesse caso é isento de Imposto de Renda para pessoa física.
4. Debêntures
Debêntures são títulos de dívidas do crédito privado. Esse tipo de investimento tende a ser mais arriscados que os demais. Porém não sai de renda fixa.
O prazo pode variar entre 2 e 10 anos, enquanto a liquidez costuma ser mais baixa. Além disso, as Debêntures não tem proteção que nem as outras modalidades. Ou seja, isso é um dos motivos por ela ser um investimento mais arriscado.
Gostou das dicas? Então:
ENTÃO CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM DO BLOG!
EM SEGUIDA CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK DO BLOG!
Veja Também:
Como investir e aproveitar os dois digitos atuais da taxa SELIC: saiba aqui