Veja como suspender pagamento do empréstimo consignado de forma rápida e fácil. Confira aqui todas as informações:
Após fazer a contratação de empréstimo consignado, muitos aposentados e pensionistas acabam se arrependendo por comprometer parte do seu salário de benefício. Dessa forma, buscam saber se podem ou não cancelar a contratação. Continue acompanhando e veja em seguida o que fazer nessas situações!
Posso cancelar um empréstimo consignado?
Em determinadas situações, arcar com as parcelas mais do empréstimo consignado contratado, começa a pesar no bolso dos aposentados e pensionistas. Mesmo que a contração ocorra conforme o limite de margem disponível. Podendo, assim, o valor não ser o suficiente para suprir suas despesas mensais.
Leia em seguida: Revisão Do FGTS Libera Bolada Para Trabalhadores; Veja Como Solicitar
Atualmente, a legislação prevê que a desistência do empréstimo consignado, não precisa estar ligada a uma justificativa. Dessa forma, os aposentados e pensionistas, possuem 7 dias para fazer o cancelamento da contratação. Iniciando a contagem do prazo no momento em que o dinheiro cair na sua conta.
Em casos em que a contratação não é reconhecida, também pode ser solicitado o cancelamento. Além disso, podem se valer do direito de arrependimento, em que o lesado pode fazer uma reclamação na instituição financeira em que contratou o empréstimo consignado, Procon ou Banco Central.
Leia em seguida: NUBANK Abre Nova Linha De Crédito Para Clientes; Veja Agora
O que é empréstimo sobre a RMC?
A RMC, significa, Reserva de Margem Consignável. Esse desconto, aparece com frequência na folha de pagamento dos aposentados e pensionistas que fizeram a contratação de empréstimo consignado. Mas se trata de uma prática ilegal.
Leia em seguida: BOLSA FAMÍLIA 2023: Novo Pente Fino Realizado Exclui 1,5 Milhões De Famílias Do Programa
Isso porque, consiste em uma consignação para fins de pagamento da fatura do cartão de crédito consignado e que mesmo sem contratar o cartão, o cliente teve o produto incluído no contrato. Gerando a chamada venda casada, proibida pelo Código de Defesa do Consumidor.
Como suspender pagamento do empréstimo?
A legislação atual não permite a suspensão dos empréstimos, mas o contratante pode solicitar o cancelamento do consignado no prazo de 7 dias corridos. Veja o passo a passo:
1.° – Solicite o cancelamento com a instituição financeira responsável pela contratação dentro de 7 dias corridos;
2.° – Um formulário deve ser disponibilizado pela instituição bancária com as suas informações, como vai ocorrer a devolução do valor emprestado e os tributos;
3.° – Em seguida ao recebimento das informações de como suspender o pagamento do empréstimo, os aposentados e pensionistas, precisam fazer a devolução em até 1 dia útil;
4.° – Entre três a seis dias úteis, a instituição financeira deve desaverbar do contrato junto ao INSS;
5.° – Decorrido o prazo, o contrato sai do extrato de empréstimo e a margem consignável é disponibilizada novamente.
Leia em seguida: BPC E APOSENTADORIA: Qual A Diferença Entre Os Benefícios Do INSS?
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Confira também:
Dica bônus:
Receba todas as nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!