O INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social), vai pagar até 60 salários mínimos para os aposentados e pensionistas da previdência social, por conta do pagamento RPV. No entanto, é preciso saber quem realmente temi direito a isso.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Afinal de contas, o RPV (Requisição Pequeno Valor), é uma medida criada para que aposentados e pensionistas possam receber algum dinheiro ao qual tenham direito e ainda não receberam na prática no pagamento RPV.
Portanto, para ir atrás disso, é importante também consultar um advogado especialista na área trabalhista e previdenciária. Desta maneira, ele poderá auxiliar da melhor forma no pagamento RPV.

Qual o limite para o pagamento RPV?
Agora, o valor máximo que o aposentado ou pensionista poderá ter como pagamento RPV é 60 salários mínimos. Atualmente, como o valor do salário está em R$ 1.302, poderá então receber até R$ 78.120.
Desta maneira, mesmo que eventualmente tivesse valores maiores a receber do INSS, não poderia, pois esse é o teto. Ainda assim, é uma ótima possibilidade para os aposentados e pensionistas conseguirem um dinheiro extra, ainda mais nestes tempos tão difíceis para a economia brasileira.
Veja em seguida: Lula libera novo cartão de benefícios para o INSS; Veja como irá funcionar
Mas, para saber se tem algum direito, deve consultar o advogado, mas também pode usar o aplicativo ‘Meu INSS’, que possui uma série de itens para o beneficiário. Então, muitas vezes, vamos conseguir informações adequadas sem nem mesmo precisar sair de casa.
Esse dinheiro do pagamento RPV vem de processos antigos contra o INSS e também de ajustes por causa de atualização de rendimentos e período inflacionário. Assim, muitos desses valores ficaram para trás e, agora, através também do Banco Central, o aposentado e pensionista do INSS poderá ter esse dinheiro extra para até mesmo comprar um carro, fazer uma reforma na casa ou comprar um eletrodoméstico novo para casa.
Veja em seguida: Novidade: Aumento no pagamento de aposentadorias pelo INSS; Entenda requisitos
Importância do INSS
Primeiramente, precisamos ressaltar que o INSS é um dos órgãos mais importantes do país. Afinal de contas, com ele, é o responsável por contar o tempo de serviço do trabalhador e garantir a aposentadoria.
No entanto, só vai se aposentar o trabalhador que contribuir com o INSS durante a vida profissional. Aliás, com a mudança da previdência social após 2019, a aposentadoria se tornou uma missão mais difícil.
Isso porque, agora, precisa trabalhar por mais tempo, tanto homem quanto mulher, para se aposentar. Assim, os mais jovens, que começaram a trabalhar agora, só terão 100% da aposentadoria se trabalharem e contribuírem por 40 anos.
Veja em seguida: Notícia quente: Entenda como a prova de vida pode afetar salário de aposentados do INSS
Além disso, a idade mínima para aposentadoria passa a ser de 65 anos para os homens e 62 anos para as mulheres. Enquanto isso, os aposentados há mais tempo podem procurar sabem mais sobre o pagamento RPV para eventualmente receber algum dinheiro que ficou esquecido nos bancos durante os últimos anos.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!