Empréstimo consignado do INSS pode passar por novas mudanças no governo Lula. Saiba mais informações aqui:
Segundo o Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS), está prevista para acontecer uma reunião para deliberação da possibilidade do teto de juros cobrados no empréstimo consignado passar por uma redução. Visando beneficiar os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Nesse sentido, o teto de juros, corresponde ao valor que os bancos e as instituições financeiras cobram ao fazer o contrato com esses beneficiários. Atualmente, a modalidade é a que possui a menor taxa de juros, se comparada com outras oferecidas pelo mercado.
Continue acompanhando e confira em seguida mais detalhes sobre a decisão que pode beneficiar os aposentados e pensionistas do INSS!
Lula pode decidir em favor do INSS
Primeiramente, se torna necessário esclarecer que o CNPS, não possui legitimidade para fazer a definição da taxa de juros aplicada no empréstimo consignado. Contudo, o Conselho pode decidir pela taxa máxima a ser cobrada. Em relação às ofertas de crédito atuais, o empréstimo consignado conta com uma taxa de juros de até 2,14% por mês. E, as operações que envolvam o cartão de crédito consignado, os juros mensais são de até 3,06%.
Leia em seguida: Atenção: Confira O Calendário De Pagamento Do LOAS
A medida pode receber o aval do atual governo, pois auxiliares do presidente Lula, demonstraram que há a intenção de redução no teto de juros. Desse modo, a taxa dos cartões passaria para 3% e dos empréstimos do INSS para 2% ao mês.
Vale lembrar que, as parcelas do empréstimo consignado, são deduzidas automaticamente da folha de pagamentos dos aposentados e pensionistas do INSS. Sendo assim, o risco de inadimplência se torna mínimo e com isso, os bancos e instituições financeiras, liberam valores maiores para contratação.
Leia em seguida: Confira Pagamentos Retroativos Do INSS Que Foram Iniciados
Beneficiários do BPC vão receber o 13° salário?
Entre as possíveis novidades está a possibilidade de quem recebe o BPC, Benefício de Prestação Continuada, mantido pelo INSS, em receber o 13°salário. Pois, não possuem direito de receber no momento, por se tratar de um benefício assistencial.
Leia em seguida: Confira: Novo Bolsa Família Poderá Incluir Motoristas De Aplicativos? Entenda
No entanto, o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, informou que existe a pretensão de ingressar com uma proposta, com o intuito de beneficiar esse grupo com o abono extra anual. Mas sem essa aprovação, esse grupo segue sem fazer jus a gratificação.
Revisão da vida toda suspensa?
Recentemente, o INSS, requereu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a suspensão dos processos envolvendo a revisão da vida toda. Entre os motivos alegados, estava em relação à falta de estrutura temporária, para que o órgão pudesse fazer as revisões diante o alto número de solicitações. Além disso, indaga sobre a definição das regras para ocorrer essa revisão. No momento, o STF ainda não decidiu sobre a suspensão.
Leia em seguida: Principais Formas Que Garantem Aposentadoria Do INSS Em 2023; Veja Agora
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Confira também:
Dica bônus:
Receba todas as nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!