Aprenda como suspender empréstimo consignado de modo rápido e fácil corretamente. Confira em seguida todas as informações:
É comum que aposentados e pensionistas se arrependam de fazer a contratação de um empréstimo consignado, por comprometer uma parte da sua renda mensal. Portanto, desejam saber se pode ou não haver o cancelamento do crédito. Continue acompanhando para mais detalhes!
Posso cancelar um empréstimo consignado?
As parcelas do empréstimo consignado em um determinado momento podem começar a pesar no orçamento mensal dos aposentados e pensionistas. Mesmo que tenham contratado essa opção de crédito com limite de margem para consignação disponível. Dessa forma, o seu salário de benefício, pode não ser o suficiente para suas despesas.
Leia em seguida: Aumento De Margem Nos Empréstimos Consignados De Aposentados? Entenda O Que Mudou
Nesse sentido, a legislação brasileira estabelece que a pessoa não precisa justificar o motivo pelo qual deseja fazer a desistência da contratação. Contudo, precisam estar atento ao prazo de 7 dias para solicitar o cancelamento. A contagem inicia após o dinheiro cair na conta dos aposentados e pensionistas.
Nos casos em que a contratação não é reconhecida, também é cabível o pedido de cancelamento. Podendo se valerem o direito de arrependido, em que o prejudicado pode mediante uma reclamação na instituição financeira em que fez a contratação do empréstimo, Banco Central ou Procon.
Siga sua leitura e veja como suspender empréstimo consignado de forma correta!
Leia em seguida: INSS Poderá Suspender Benefício! Veja Como Evitar
O que é empréstimo sobre a RMC?
A Reserva de Margem Consignável (RMC) é um desconto que frequentemente os aposentados e pensionistas verificam em suas folhas de pagamento após fazerem a contratação de um empréstimo consignado. Todavia, consiste em uma prática ilegal praticada.
Leia em seguida: Primeira Parcela Do Décimo Terceiro Salário Em 2023 Já Tem Data Confirmada; Veja Agora Calendário
Isso porque, nada mais é que uma consignação para pagamento da fatura do cartão de crédito consignado e mesmo sem haver contratado, os aposentados e pensionistas tem o produto incluso no contrato. Se trata da venda casada, vedada pelo Códio de Defesa do Consumidor Brasileiro.
Como suspender empréstimo consignado?
Atualmente, a legislação não permite que o empréstimo consignado seja suspenso, mas os aposentados e pensionistas podem cancelar a contratação em até 7 dias. Confira o passo a passo:
Leia em seguida: Perícia Do INSS 2023: Entenda Como Funciona!
1.° – Faça o pedido de cancelado para a instituição financeira em que você contratou o empréstimo em até 7 dias;
2.° – A instituição deve disponibilizar um formulário para preenchimento, contendo todas as informações sobre a forma de devolução do valor;
3.° – Posteriormente a checar essas informações de como suspender o empréstimo consignado, a devolução deve ser feita em até 1 dia útil;
4.° – Dentro de 3 a 6 dias a instituição precisa desaverbar o contrato no INSS;
5.° – Após o prazo, o contrato não deve mais constar em seu extrato de empréstimo e a margem consignável é liberada.
Leia em seguida: INSS Divulga Calendário Da Prova De Vida 2023? Confira
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Confira também:
Dica bônus:
Receba todas as nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!