Você busca informações sobre o pagamento do 13º salário do INSS? Então está no lugar certo! Antes de tudo é importante entender o objetivo desse pagamento. O 13º salário é um abono financeiro esperado por muitos brasileiros durante o ano. Ou seja, para beneficiários do INSS que recebem suas aposentadorias e pensões, não é diferente. Recentemente, um novo calendário divulgado pelo INSS esclarece dúvidas e confirma mudanças nas formas de pagamento em relação aos anos anteriores.
Primeiramente, confira abaixo todas as informações acerca do pagamento do 13º salário do INSS que aposentados devem saber.
Pagamento do 13º salário do INSS antecipado
Uma prática adotada nos últimos dois anos pelo ex-presidente Jair Bolsonaro foi a antecipação do pagamento do 13º salário do INSS. A medida tinha o objetivo de ajudar os brasileiros. Em especial aqueles aposentados, que foram os mais atingidos pela crise econômica vivida em meio à pandemia do coronavírus a partir de 2020.
Leia mais: Lula vai antecipar o 13º salário dos aposentados em 2023? Entenda como irá funcionar
Assim, era possível que beneficiários do INSS tivessem acesso a uma parcela correspondente a 50% do valor de seu 13º salário no primeiro semestre do ano, uma espécie de adiantamento do pagamento.
Com a troca de governo em 2023, uma das dúvidas dos aposentados era a respeito da intenção do novo presidente Lula sobre esse adiantamento. No entanto, não existe previsão de pagamento de nenhuma parcela antecipada do 13º salário e, de acordo com o calendário divulgado, ambas as parcelas serão pagas da forma usual pré-pandemia.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
13º suspenso para alguns aposentados
Outro fator a ser considerado é que para alguns aposentados, o 13º salário não será pago. Ou seja, pessoas cadastradas no Benefício de Prestação Continuada (BPC), deverão ficar de fora da lista de pagamento do abono natalino em 2023. Sendo assim, o salário desses beneficiários é depositado mensalmente junto aos demais do INSS, e assim será até o 12º pagamento do ano, que será o último para esse grupo.
Leia mais: INSS: Descontos no salário MUDARAM! Veja aqui novos valores
Isso resulta em mais de 5 milhões de brasileiros sem 13º salário e que são cadastrados no auxílio, que é voltado para idosos com mais de 65 anos e pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade.
Brasileiros recipientes da Renda Mensal Vitalícia também serão mantidos fora da lista de beneficiários com 13º pagamento. O benefício não é mais concedido. Apesar disso, o pagamento ainda é mensalmente realizado àqueles que tiveram sua solicitação aprovada antes de seu encerramento.
Calendário do 13º salário do INSS
O INSS já divulgou as datas de pagamento para o 13º salário de aposentados em 2023. Em outras palavras, o governo vai pagar o abono em duas parcelas, conforme formato padrão, entre agosto/setembro e novembro/dezembro.
Leia mais: CUIDADO: Bolsa Família está passando por PENTE FINO! Saiba mais
O governo vai pagar a primeira parcela entre 25 de agosto e 8 de setembro para aqueles que recebem o valor equivalente a um salário mínimo. Já a segunda parcela será depositada a partir de 24 de novembro, até 7 de dezembro.
Para quem recebe mais de um salário mínimo, os pagamentos terão início em 1º de setembro para a primeira parcela, e em 1º de dezembro para a segunda parcela.

O formato do abono natalino em 2023 não deve sofrer mais alterações, uma vez que o Governo Federal, até o momento, não expressou intenção alguma de mudar o formato divulgado de pagamentos.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!