O 13º salário INSS parcela única será pago no mês de novembro para os novos beneficiários. Portanto, serão contempladas as pessoas que começaram a receber o pagamento das aposentadorias a partir de maio deste ano.
De acordo com o órgão previdenciário, o pagamento será realizado de forma proporcional, ou seja, referente aos meses do ano. Desta forma, quanto antes se tornar beneficiário, maior será o valor. O dinheiro será liberado de acordo com o número final do benefício, sem considerar o dígito final.
Quem não recebe o 13° salário INSS parcela única?
É preciso esclarecer, antes que muitos aposentados e pensionistas comecem a comemorar, é importante ver quem não vai receber o benefício no mês que vem.
Leia mais: Pagamentos dos valores a receber: Saiba como consultar e sacar essa grana
Portanto, os segurados que receberam as parcelas entre abril e junho, não terão direito ao 13° salário INSS parcela única. Mas lembramos que quem recebe o BPC também não tem direito ao 13º.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Quem vai receber o 13° salário INSS parcela única?
Confira quem vai receber o 13° salário INSS parcela única:
- Aposentadoria;
- Pensão por morte;
- Auxílio-doença;
- Auxílio-reclusão;
- Auxílio-acidente;
- Salário-maternidade.
Essa foi uma ótima notícia e a medida ajudou muito as pessoas vinculadas ao INSS. Entretanto, a Portaria DIRBEN/INSS nº 1002 não trouxe apenas essa informação. Segundo o texto, algumas pessoas que não receberam a antecipação do abono em maio e junho terão direito de receber os valores agora.
Portanto, confira o que o documento oficial informa:
“Art. 4º Para os benefícios concedidos após o mês de maio de 2022, o pagamento do abono anual será efetuado em parcela única, juntamente com a mensalidade da competência novembro/2022.
Parágrafo único. Na situação a que se refere o caput, não caberá pagamento de qualquer valor referente ao abono anual em competências anteriores à prevista.”
Leia mais: Receba esses benefícios garantidos em lei para os idosos
Veja o calendário do pagamento do abono:

Veja como consultar o pagamento
Para o cidadão que deseja consultar o quanto vai receber na parcela única pode acessar o aplicativo Meu INSS, habilitado para celulares e tablets. Mas outra forma de consulta é acessando o portal Meu INSS. O atendimento via ligação telefônica no número 135 também está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Leia mais: Auxílio Brasil terá direito ao pagamento do 13º salário? Confira aqui
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!