Se você é trabalhador com carteira assinada da iniciativa privada e nascido no primeiro mês do ano, pode comemorar porque o pagamento do PIS está há poucos dias de ser liberado, seguindo o calendário que o Governo Federal aprovou. Com isso, a Caixa Econômica Federal (CEF) começa a depositar os valores em conta a partir do dia 8 de fevereiro e os pagamentos seguem até o fim de março.
Leia mais: Cartão de crédito PagBank
Logo após o Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) aprovar o calendário, a CEF juntamente com o Ministro Onyx Lorenzoni tornaram público esse cronograma de pagamentos, isso aconteceu no último dia 10. Com isso, mais de 22 milhões de trabalhadores começam a se planejar para o recebimento do abono salarial que tem como ano-base 2020.
Entenda mais detalhes sobre o pagamento do PIS para 2022!
Calendário de pagamentos do PIS 2022
Seguindo o calendário que o Governo aprovou, os pagamentos do PIS inciam agora no dia 8 de fevereiro e se estendem até o dia 31 de março para todos os trabalhadores de carteira assinada em empresas da iniciativa privada.
Até o fim desse prazo a CEF realizará os pagamentos para todos os meses de nascimento, começando pelos nascidos em janeiro e indo até os nascidos em dezembro no dia 31 de março. Vale lembrar que os moradores dos municípios da Bahia e Minas Gerais receberão o PIS no primeiro dia de pagamento, independente da ordem de nascimento.
Isso porque essas localidades são onde os estados decretaram calamidade pública em razão das fortes chuvas que vêm atingindo a região e deixando muitos trabalhadores desamparados.
Para os funcionários da rede pública, o PASEP vai começar a cair na conta no dia 15 de fevereiro, um pouco após o PIS, e os pagamentos vão até o dia 24 de março, quando os nascidos em dezembro receberão os seus valores.
Confira agora o calendário de pagamentos do PIS/PASEP 2022:
INSERIR IMAGEM
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Prazo de movimentação e consulta do PIS 2022
Vale lembrar que após a conclusão de todos os pagamentos os trabalhadores têm um prazo para movimentar o valor recebido e esse período vai até o dia 29 de dezembro de 2022 para todos os grupos, sem exceção. Após o fim desse período, quem não sacar ou movimentar o valor não perderá o valor, mas não será possível sacar porque a CEF vai recolher a quantia e acumular com a liberação do próximo benefício.
Leia mais:14º salário: Pagamento por dois anos consecutivos!
Para ter certeza de que vai receber o valor do PIS 2022 os trabalhadores devem acessar o site da Caixa Econômica Federal e buscar pela opção de consulta do PIS pelo CPF ou ainda pelo número do NIS.
Uma outra forma, que por sinal costuma dar mais resultado, é consultar o PIS/PASEP através do aplicativo Caixa Trabalhador. Nesse app é possível acessar informações sobre seguro-desemprego e também INSS, basta baixar para Android ou iOS.
Gostou das informações sobre o PIS/PASEP? Compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.
Visite nossas páginas do blog nas redes sociais e nos siga para não perder as últimas informações: