Mais de 125.942 aposentados com benefícios em atraso, estão recebendo seu dinheiro desde janeiro e os valores se igualam a verdadeiras fortunas!
Tem valores em atraso para receber? Veja como você pode recorrer a eles ao longo da matéria.
Atrasados do INSS
O INSS costuma cometer erros com frequência, seja no valor do benefício ou no atraso para depósito, esses valores ficam conhecidos como atrasados do INSS.
Sendo assim, periodicamente o governo libera valores para serem devidamente pagos aos segurados.
Leia mais: Não perca seu benefício: INSS confirma prova de vida de forma digital; Entenda passo a passo
Dessa forma, no dia 24 de janeiro o CJF (Conselho da Justiça Federal), liberou cerca de R$1,37 bilhões que vêm sendo pagos desde essa data a mais de 125.942 beneficiários.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Como receber os atrasados do INSS em 2023?
Assim como já foi dito anteriormente, a partir dos erros que o INSS comete, o beneficiário tem direito a dar entrada em um processo para ter direito a receber os atrasados que dizem respeito ao seu benefício.
Ou seja, para conseguir receber os valores a que você tem direito, será necessário entrar com uma ação judicial.
A princípio esse processo é demorado, devido a isso as pessoas que entraram com a ação, precisam aguardar o período de análise judicial para receber os valores a que têm direito.
Leia mais: Finalmente! 14º salário do INSS será pago em 2023? Saiba quem tem direito a receber
Nesse sentido, o seu advogado pode te ajudar a ficar de olho no processo e em algumas vezes acelerar ele.
Assim que o processo for vencido, o INSS tem um prazo de 60 dias para realizar o pagamento dos atrasados que ficam conhecidos como RPVs.
Quer saber até quanto você tem direito a receber e o que são RPVs? Descubra abaixo!
O que são RPVs e até quanto eu posso receber?
Primeiramente, as RPVs (ou Requisições de Pequeno Valor) nada mais são que os valores que o INSS precisa pagar em razão dos processos que o órgão perdeu a respeito dos atrasados.
Os valores podem variar de 1 a 60 salários mínimos, dando aos aposentados ou pensionistas uma margem de até R$72.720 para receber por pessoa.
Leia mais: Oficial: Aposentadoria sem idade mínima em 2023 é confirmada; Veja como funciona
Esse valor vai depender, é claro, de cada caso, por isso a necessidade de se ter um advogado para que os seus interesses sejam protegidos, além de ser a única forma de entrar com um processo e receber os valores.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!