O 13º salário é um pagamento extra para aposentados muito aguardado todos os anos. Conhecido como “abono natalino”, tem passado por algumas alterações nos últimos anos, em situações emergenciais que devem ser revistas em 2023 sob um novo governo.
Confira abaixo todas as informações sobre o 13º salário do INSS em 2023.
Antecipação do 13º
Nos últimos três anos, uma prática adotada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro foi a da antecipação do 13º salário para aposentados. A intenção era ajudar brasileiros, no caso aqueles aposentados, durante o período de crise econômica vivida no país durante a pandemia do da COVID-19 a partir de 2020. Portanto, nos anos de 2020, 2021 e 2022 os pagamentos do 13º ocorrem de forma diferente.
Leia mais: Maravilha: Novo valor do vale-gás é anunciado; Veja as novidades do benefício
Ou seja, o governo pagava 50% do valor nos primeiros meses do ano e as famílias usavam o dinheiro como um adiantamento. No entanto, com a troca de governo em 2023, não ficou claro se o Poder Executivo manteria essa prática ou não. Até o momento, não existe expectativa de que Lula mantenha o pagamento adiantado do 13º salário em 2023, e o calendário deve voltar ao normal este ano.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Pagamentos em 2023
De qualquer forma, o INSS já divulgou o calendário de pagamento para o 13º salário de aposentados em 2023. Como sempre, ele deve ocorrer em duas parcelas. O INSS vai pagar a primeira parcela entre agosto/setembro e a segunda, entre novembro/dezembro nas contas de beneficiários.
Leia mais: Nova margem para consignado surpreende aposentados; Veja novo valor agora
Para aqueles que recebem o valor equivalente a um salário mínimo, o prazo de pagamento da primeira parcela começará em 25 de agosto e irá até 8 de setembro, já a segunda parcela será paga a partir de 24 de novembro, até 7 de dezembro.

Para os aposentados que recebem mais de um salário mínimo, os pagamentos terão início em 1º de setembro para a primeira parcela, e em 1º de dezembro para a segunda parcela do 13º.
Quem deve receber o pagamento extra para aposentados?
Conforme padrão de pagamentos, todos os beneficiários do INSS e segurados pela Previdência devem receber o 13º salário em 2023. O pagamento será depositado nas contas de acordo com calendário.
Leia mais: Aposentados e pensionistas recebem R$651 extra; Veja como sacar
No entanto, existe uma exceção: quem recebe Benefício de Prestação Continuada (BPC), não terá direito ao pagamento extra. Isso não é uma novidade, e deve afetar 5 milhões de beneficiários que são cadastrados nesse auxílio que visa idosos com mais de 65 anos e pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade social. Esse grupo não está na lista de pagamentos do abono natalino e deve receber seu depósito junto com outros beneficiários até o 12º mês, apenas.
Até o momento, não existem mais alterações no funcionamento do pagamento extra para aposentados.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!