Muitas pessoas que desejam se aposentar com valores acima do piso salarial do país se questionam se é possível realizar por fora o pagamento das parcelas do INSS, ainda que tenham vínculo empregatício no modelo de CLT – Consolidação das Leis Trabalhistas.
Caso você também tenha essa dúvida, confira ao longo do texto se é ou não possível!
Como contribuir para o INSS sendo empregado CLT?
Todo empregado sob o regime CLT é obrigatoriamente um segurado do RGPS (Regime Geral de Previdência Social). Caso você não tenha conhecimento, o INSS é quem administra o RGPS.
Dessa forma, todo segurado do INSS é quem exerce atividade remunerada, sendo assim, ele é obrigado a contribuir com o instituto, e se não o fizer pode ganhar multa!
Exemplo de outros segurados do INSS:
- Empregado doméstico.
- Trabalhador avulso.
- Contribuinte individual (autônomo).
- Microempreendedor Individual (MEI).
- Segurado especial.
Todos esses trabalhadores são obrigados por lei a contribuir para o RGPS, pois exercem atividades econômicas.
Leia mais: Novidade: Novo salário mínimo já tem data para ser pago; Saiba mais
Voltando a falar sobre o empregado CLT, o recolhimento para este grupo é feito com base na remuneração mensal. Ou seja, dependendo de quanto ele vai receber naquele mês, é descontado um percentual de 7,5%. Mas essa alíquota é somente para trabalhadores que recebem um salário mínimo!
Outro ponto interessante, mas que você já deve saber, é que o desconto na remuneração é feito pela empresa na qual você trabalha. Sendo assim, a obrigação de fazer as suas contribuições à previdência é do seu próprio patrão. Caso o seu patrão esqueça ou deixe de contribuir com o INSS, quem terá de pagar uma multa por isso será ele.
O empregado CLT pode escolher com quanto contribui ao INSS?
Assim como foi dito anteriormente, o valor da contribuição ao INSS é baseado no salário mensal do empregado CLT, neste caso, o empregado não pode decidir com quanto quer contribuir em cada mês.
Mas e se eu quiser me aposentar com mais de um salário mínimo por mês? Mesmo com a reforma da previdência que leva em conta todos os salários de contribuição desde julho de 1994, pode ser que a sua aposentadoria não se torne alta o suficiente.
Isto, pois, se você tiver trabalhado em alguma empresa na qual o seu salário de contribuição não foi tão alto, os valores a receber tendem a não serem bons, ainda que seja levada em conta a atualização monetária!
Sendo assim, se o que você quer é se aposentar com uma boa aposentadoria no futuro, que chegue ao teto do INSS, existem algumas formas que você pode estar colocando em prática para ter um benefício alto no futuro.
Veja a seguir.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Tem como pagar INSS por fora para aumentar a aposentadoria?
Se você trabalha no regime CLT, não é possível contribuir como facultativo! Este segurado, como o próprio nome sugere, é aquela pessoa que não exerce nenhuma atividade remunerada, mas deseja estar coberta pela Previdência Social.
Dessa forma, a grande maioria dos contribuintes facultativos são:
- Desempregados.
- Estudantes.
Leia mais: Como solicitar aposentadoria por idade em 2023? Veja agora
Sendo assim, caso um empregado no regime CLT seja demitido ou saia do emprego por algum outro motivo, ele pode estar contribuindo como facultativo para não atrasar a sua aposentadoria.
Mas o que acontece se eu como empregado CLT contribuir como facultativo?
Simplesmente toda essa contribuição não será levada em conta, ou seja, foi uma contribuição perdida, nesse caso o trabalhador pode estar entrando como um pedido de ressarcimento dos valores no site da Receita Federal ou em uma unidade mais próxima.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!