O Benefício da Pensão por Morte pode ser importante para os dependentes dos segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) já que o seu objetivo é de garantir que os dependentes do segurado continuem com uma renda caso o mesmo venha a falecer.
No entanto, na reforma da previdência o cálculo da pensão por morte foi alterado, reduzindo o valor do benefício pela metado, porém, para alguns casos é possível receber 100% do valor da pensão, confira a seguir como está funcionando as novas regras dos cálculos dos valores da pensão por morte do INSS.
O que é a Pensão por Morte ?
A Pensão por Morte é um benefício do INSS pago todo o mês para uma pessoa que era dependente de um segurado que faleceu e contribuiu com o Instituto, mesmo caso ele fosse aposentado ou não na época em que faleceu.
Leia Mais: Confira a Lista Atualizada da Prova de Vida INSS Agosto 2023: Verifique se seu Nome está na Lista!
Assim, a pensão por morte é um benefício para ajudar os dependentes do segurado que faleceu, já que o seu salário que mantém seus dependentes, desse modo, para que não fiquem sem um sustento o INSS garante esse benefício.
O benefício é válido apenas para dependentes de pessoas empregadas urbanas que faleceram, a idade dos dependentes também influenciam no pagamento da pensão.

Leia Mais: Aposentados e Idosos: Descubra Como Economizar na Conta de Energia com o Programa Tarifa Social!
Cálculo do benefício da Pensão por Morte
Nas regras anteriores à reforma da previdência que aconteceu em 2019, os dependentes do segurado que faleceu recbiam 100% do valor do benefício mensal, no entanto, com a nova reforma o cálculo foi alterado, abaixando esse valor.
Desse modo, após a implementação das novas normas o cálculo é feito considerando apenas 50% do valor do benefício, com um adicional de 10% para cada familiar do segurado que faleceu.
No entanto, em uma situação específica é possível conseguir o pagamento de 100% do benefício total, que se da quando o falecido possui mais de 5 dependentes, assim é pago o valor total avaliado, sem o adicional de 10% por familiar.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas. Portanto, continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Confira também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, assim nos siga em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha então todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.