PENTE FINO 2021: Casos OBRIGATÓRIOS e como EVITAR DE PERDER seus benefícios
Nem todos os segurados devem realizar o pente fino 2021, temos algumas situações que são isentos, mas também algumas que são obrigatórias.
Nesse ano o pente fino 2021 vai ser realizado ao longo de todo seu período, mais de 1,7 milhões de benefícios devem passar por ele, o pente fino é tipo uma investigação que é realizada nos benefícios dos segurados para analizar se não ocorreu uma possível fraude ou algum erro na hora que foi concedido o benefício ao segurado.
Leia mais: OFICIAL: Novo abono extra para quem recebe BPC/Loas, aposentadorias ou pensões do INSS
É realizado o pente fino 2021 para cortar benefícios e assim reduzindo os gastos nos cofres públicos da Previdência Social, mas nem tudo são só flores, também acontece casos em que o segurado realmente tem o direito de receber o benefício, mas tem o seu benefício bloqueado. Quem deve realizar o pente fino vai receber uma carta física ou uma notificação virtual e em até 60 dias o segurado deve realizar o pente fino, se caso não for realizado o mesmo terá seu benefício cancelado.
Como evitar que seu benefício seja cancelado devido o pente fino 2021:
Muitas situações em que os benefícios são cortados pelo pente fino é porque o segurado não recebeu a notificação e ficou sabendo que deveria ter realizado o pente fino quando viu que seu benefício foi cortado. O motivo pelo qual não foi recebida a notificação foi pelo motivo que os meio de contato não estavam atualizados, então é muito importante que sempre esteja atualizado seu cadastro com os dados corretos para que não ocorra estes equívocos.
Situações obrigatórias e isentas:
Lembrando aos segurados que nem todos devem realizar o pente fino, somente alguns benefícios que são exigidos passa pelo pente fino, como:
- Aposentadoria por incapacidade permanente;
- Auxílio-acidente;
- Auxílio-doença;
- Benefício de Prestação Continuada (BPC – LOAS).
Leia mais: PENTE FINO: Atenção para NÃO PERDER SEU BENEFÍCIO, VEJA agora como garantir seus VALORES
O auxílio-doença e a aposentadoria por incapacidade é obrigatório que passem pelo pente fino todo ano. Alguns beneficiários são isentos de realizar o pente fino:
- Segurado aposentado por invalidez com mais de 60 anos;
- Pensionista invalido com mais de 60 anos;
- Segurado aposentado por invalidez que recebe o Valor de seu benefício pelo menos há 15 anos, com mais de 55 anos de idade.
- Pensionista inválido que recebe o Valor de seu benefício pelo menos há 15 anos, com mais de 55 anos de idade, bem como portadores de XIV;
- Portador de HIV;
- Segurado que tem benefício concedido há mais de 10 anos, tirando quando tem desconfiança de fraude.
Fique atento para realizar o pente fino 2021 e se puder escolha por enviar as documentações por forma online para não correr o risco de contrair Covid-19 ao sair de casa.
Leia mais: SEGURADOS INSS: Como ACUMULAR BENEFÍCIOS
Caso você tenha alguma dúvida ainda, olhe o vídeo abaixo do nosso canal João Financeira:
Se você gostou das informações sobre as informações sobre o pente fino 2021, compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.
Visite nossas páginas do blog nas redes sociais e nós siga para não perder as últimas informações do INSS:
CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM DO BLOG!
CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK DO BLOG!
Não esqueça de visitar nosso canal no Youtube João Financeira e se inscrever para não perder nenhuma novidade sobre o mundo do INSS e ficar sempre bem atualizado com as melhores informações do momento: