O INSS está realizando um pente fino no bolsa família e agora mães chefes de família e pessoas que moram sozinhas podem perder o benefício do Bolsa Família. Nesse cenário, o governo está cortando cerca de 1 milhão de pessoas beneficiadas por irregularidades.
Após a análise de famílias unipessoais ocorreu a suspensão do pagamento de 1,2 milhão de beneficiários que se cadastraram no segundo semestre do ano de 2022. Vale lembrar que para morar sozinho, é necessário atualizar os dados em até 60 dias, senão, cortam o benefício.
Veja mais informações abaixo.

Quem terá o Bolsa Família bloqueado?
Em suma, ocorreu análises nos benefícios através da Averiguação Cadastral Unipessoal, que tem como finalidade identificar inconsistências na composição familiar, levando assim o bloqueio do pagamento do Bolsa Família para aproximadamente 1,2 milhão de indivíduos.
Leia mais: ATENÇÃO: Mães solteiras e quem mora sozinho serão BLOQUEADOS DO BOLSA FAMÍLIA 2023?
Além disso, esses beneficiários registraram-se no sistema do Governo Federal durante o segundo semestre de 2022 com a declaração comprovando estarem morando sozinhos. Entretanto, a necessidade atual é de atualizar os dados para que possam recuperar o benefício suspenso.
Portanto, vale lembrar que para aqueles que se inscreveram nos últimos seis meses do ano passado, residem sem companhia e tiveram o benefício interrompido no mês de abril, possuem o prazo de até 60 dias para comparecer ao ponto de atendimento em seu município e efetuar a atualização dos detalhes no Cadastro Único.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
O que fazer em caso de bloqueios nos pagamentos do Bolsa Família
Em suma, caso você cumpra os requisitos para o recebimento do Bolsa Família e consiga comprovar que resida sozinho, o benefício voltará. Proporcionando, inclusive, as parcelas antes bloqueadas.
Leia mais: CORTE NO BENEFÍCIO DESTE GRUPO – Descubra agora se seu nome está na lista
Ademais, ao comprovar as informações, o beneficiário será reincorporado ao programa comum de pagamentos e receberá as parcelas correspondentes aos meses em que não houve pagamento.
Portanto, aqueles que realmente vivem sozinhos podem e devem permanecer registrados como unipessoais, a fim de não ter os seus benefícios cortados.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!