O retorno do Bolsa Família deu o que falar nos primeiros meses de 2023. Isso porque diversas mudanças foram anunciadas pelo Governo Federal na implementação do programa, que volta para substituir o Auxílio-Brasil. Além de novos valores e novos critérios, o programa passará por um pente fino que pretende remover alguns cadastros irregulares nos próximos meses.
Entenda a seguir quem é o alvo desse processo e como garantir que se cadastro não seja revisado.
O retorno do Bolsa Família
Primeiramente, certeza, você já ouviu falar do programa Bolsa Família no decorrer dos últimos 20 anos. O programa foi criado em 2003, durante o primeiro mandato do presidente Lula (PT), e visa auxiliar financeiramente famílias brasileiras de baixa renda. Porém, nos últimos anos, havia sido extinto pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Leia mais: PASEP 2023: Confira as datas de pagamento do abono salarial e planeje suas finanças!
Deste modo, nesse período, também foi criado o Auxílio-Brasil, que, na prática, apresenta o mesmo propósito. Contudo, com o retorno de Lula à presidência, o Bolsa Família retorna como principal programa social nacional. Inicialmente, o programa retorna com algumas mudanças em seu funcionamento. Assim, o projeto cobrirá as necessidades de quem era beneficiado pelo Auxílio-Brasil, reformando os valores recebidos pelas famílias.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Pente-fino do Bolsa Família
Nos últimos meses, o Governo Federal anunciou a realização de um pente-fino nos cadastros do Bolsa Família. Ou seja, todos os cadastros do benefício seriam revisados para buscar irregularidades em quem está recebendo o valor do governo mensalmente.
Leia mais: Atenção: Projeto de Lei quer isentar novo grupo de pessoas do Imposto de Renda; Entenda
De acordo com representantes do governo, o sistema reconhece pessoas que recebem até nove salários mínimos e estão cadastrados no Bolsa Família, de forma irregular, já que as prioridades do programa são famílias de baixa renda.
Com isso, o objetivo do pente-fino é encontrar falhas no cumprimento das regras do Bolsa Família. Portanto, você deve revisar seus dados cadastrais para garantir que não encontre problemas durante esse processo.
Como ficam os pagamentos
Em resumo, mesmo com a realização do pente-fino, o calendário de pagamentos do Bolsa Família segue regular nas próximas semanas. No mês de abril, os depósitos começam no dia 14 e acontecerão até o dia 28.
Leia mais: Saiba como será a prova de vida do INSS em 2023 e evite dor de cabeça
Vale lembrar que este mês também será pago o vale-gás, benefício que, a cada dois meses, acrescenta R$ 112,00 para custeio de botijões de gás.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!