O INSS confirmou que está em andamento o processo de pente-fino dos benefícios, que busca concessões irregulares de pagamentos. Com isso, seu benefício poderá ser suspenso caso seu cadastro não esteja devidamente atualizado ou tenha documentos pendentes para entrega.
Descubra a seguir como evitar perder seu auxílio do INSS durante os próximos meses.
O que é o pente-fino do INSS?
O chamado “pente-fino” do INSS nada mais é que um processo de revisão feito pela entidade em seus benefícios. Ou seja, são revisados cadastros irregulares, benefícios concedidos equivocadamente, perícias médicas e documentações escassas.
Leia mais: Auxílio Gás pode ser pago a beneficiários do BPC? Veja aqui
Ocasionalmente, essas revisões são feitas para garantir que os auxílios permanecem com um bom funcionamento e uma administração adequada.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
O pente-fino do INSS vai afetar a todos?
Primeiramente, você deve garantir que você não será uma das pessoas com benefício concedido de forma imprópria. Isto é, você deverá verificar se seus dados cadastrais estão completos e com informações devidamente atualizadas.
Além disso, pessoas que recebem do INSS o auxílio por incapacidade temporária (Auxílio-Doença) e estiverem há mais de 6 meses sem realizar uma perícia médica para validação do benefício, ou que sequer foram chamados para avaliação, serão avaliados novamente para decisão do mantimento de seu pagamento.
Seu benefício também pode ser suspenso caso você tenha sido convocado para comparecer à Previdência Social e assim não o fez.
Leia mais: Saiu surpresa para aposentados: R$ 1000 de reajuste; Veja quem tem direito ao saque do abono
No entanto, nem todo beneficiário precisa se preocupar com uma revisão durante o pente-fino. É o caso de pessoas de 55 anos ou mais que recebem o valor da aposentadoria por invalidez (incapacidade permanente) há mais de 15 anos. Além disso, não poderão ser revisadas as situações de aposentados com 60 anos ou mais, que recebem o mesmo benefício.
O que devo fazer para manter meu benefício?
Caso alguma irregularidade seja encontrada em seu cadastro ou na concessão do seu benefício, o INSS irá lhe alertar através do site ou aplicativo Meu INSS. Em caso de convocação para comparecer a uma agência, você deverá levar uma documentação para comprovar a sua necessidade do auxílio.
Os documentos necessários para validação das condições utilizadas como critério pela Previdência são: RG ou CPF, comprovante de residência, exames e laudos médicos.
Leia mais: Dicas de Renda Extra para 2023: confira aqui
Por fim, você terá cinco dias para agendar seu horário caso você seja notificado e/ou convocado para que possa comprovar sua regularização. Lembrando que seu benefício pode ser suspenso durante esse processo ou após a constatação de alguma irregularidade não consertada. Depois, você terá 60 dias para ajustar seu cadastro e documentação, antes que seja definitivamente cancelado.
O “pente-fino” teve início no mês de novembro, e terminará no mês de abril de 2023.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!