Neste ano, o pente fino do inss que é realizado pelo INSS, irá ser feito para identificar possíveis irregularidades nos pagamentos dos benefícios. Nesse sentido, só passarão pelo pente fino os beneficiários que o INSS desconfia de possíveis fraudes no sistema.
Dessa forma, neste artigo, vamos te explicar um pouco mais sobre como funciona o pente fino do INSS que deve cortar benefícios. Assim, veja!
Veja como funciona o pente fino do inss
Para aqueles que estão na vista do instituto, eles devem receber uma notificação do órgão para que compareçam à Previdência Social e façam uma defesa prévia por conta dessa operação. Adiante, o segurado tem até 30 dias para apresentar uma defesa prévia.
Nesse sentido, neste caso, o segurado deverá apresentar provas de que o recebimento do benefício é devido, além de apresentar as documentações, caso esteja faltando.
Em suma, vale destacar que as notificações para aqueles selecionados devem ser enviadas pelo próprio INSS, de modo que quem for notificado vai ter que comprovar por meio de documentações, perícias ou o que mais for necessário para manter o seu benefício.
Logo, em que pese sejam encontradas falhas nos documentos, o benefício poderá ser suspenso ou em determinados casos até mesmo cancelado.
Leia Mais: Bolsa Família 2023: Benefício já tem calendário?
Quem passa pelo pente fino do inss?
Então, os grupos que devem passar pelo pente fino são todos os segurados que recebem auxílio-doença e também os que recebem aposentadoria por invalidez. Dessa forma, a perícia irá avaliar se eles continuam seguindo os requisitos para receber os benefícios.
Quem não passa pelo pente fino do INSS?
Inicialmente, nem todas as pessoas passarão pelo pente fino do INSS, os grupos a seguir não precisam se preocupar. Em primeiro lugar, os aposentados por invalidez ou pensionistas inválidos que possuem mais de 60 anos de idade.
E além disso, há que se falar sobre os segurados que recebem benefício previdenciário há mais de 10 anos e também sobre os segurados que recebem BPC há mais de 15 anos e que conta, com pelo menos, 55 anos de idade.
Portanto, se você integra esses segurados, não há com o que se preocupar com relação ao pente fino! Assim, poderá continuar recebendo o pagamento normalmente.
Leia mais: INSS: Aposentados podem receber abono extra de R$2424
Confira
URGENTE: LULA CONFIRMOU e VAI PAGAR R$ 1320 para APOSENTADOS + 14° SALÁRIO – VEJA quem tem DIREITO!
Dica Bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!