Os beneficiários do INSS têm medo de cair no pente fino, pois essa ação de revisão pode detectar possíveis irregularidades e até cortar o benefício que a pessoa recebe. O pente fino do INSS 2023 está ocorrendo e você pode conferir essas dicas para escapar da suspensão.
O pente fino do INSS em 2023 tem o intuito de detectar fraudes e pagamentos irregulares de benefícios previdenciários. Dessa forma, caso haja alguma suspeita a pessoa cai no pente fino e, se constatado que o beneficiário está recebendo sem dever, poderá ser cortado.
Mas, pode acontecer de a pessoa estar recebendo corretamente e, mesmo assim, ter o valor cortado. Como prosseguir nesse caso e por qual motivo isso pode acontecer? Veja em seguida.
O que o pente fino do INSS vai analisar em 2023?
O pente fino do INSS de 2023 vai analisar documentos, cadastros e informações dos beneficiários que estão presentes no sistema da Previdência Social. O objetivo está em analisar se os beneficiários cumprem os requisitos para seguirem recebendo esses valores mensalmente.
Vale destacar que a qualquer momento o INSS poderá realizar a análise dos benefícios para verificar se há alguma irregularidade. Quem estiver com alguma irregularidade, ou se surgir alguma dúvida em relação ao benefício recebido, o INSS notifica as pessoas e solicita esclarecimentos.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Quem pode passar pelo pente fino do INSS?
Qualquer pessoa que receba benefício previdenciário poderá passar pelo pente fino do INSS. Pode ser aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente, dentre outros.
Há uma atenção ainda maior para os beneficiários que recebem os benefícios por incapacidade, como o auxílio-doença, o auxílio-acidente ou o Benefício de Prestação Continuada- BPC/Loas, pois essas pessoas precisam fazer a comprovação de que ainda cumprem os requisitos para receber tais benefícios.
Contudo, há algumas pessoas que não precisam passar pelo pente fino. Veja:
Quem não precisa passar pelo pente fino do INSS?
Em primeiro lugar, aquela pessoa que não apresenta irregularidades em seu benefício ou cadastro, tais como: falta de atualização de documentos, recebimento indevido, acúmulo indevido de benefícios, não precisa se preocupar com o pente fino do INSS 2023.
Também existem aqueles beneficiários que não precisam passar pelo pente fino devido a sua situação prevista em lei, como:
- Aposentados por invalidez ou pensionistas inválidos com mais de 60 anos de idade;
- Aposentados que recebem Benefício por Incapacidade (Aposentadoria por Invalidez ou auxílio-doença) há mais de 15 anos e que contam com 55 anos ou mais;
- Portadores de HIV/AIDS;
- Segurados que recebem benefícios previdenciários há mais de 10 anos.
Leia mais: Aumento de salário dos aposentados 2023: Entenda as mudanças no reajuste
Como evitar cair no pente fino do INSS 2023
A melhor forma de se proteger de uma investigação do INSS é manter a documentação e informações atualizadas e corretas, garantindo que todos os seus dados estejam conforme as normas do órgão.
Além disso, é importante prestar atenção às informações fornecidas durante o preenchimento dos formulários e solicitações, evitando qualquer erro ou omissão que possa levar a questionamentos.
Em caso de dúvidas, é recomendável buscar orientação de um advogado especializado em direito previdenciário.
Leia mais: Nova data de pagamentos do 13º Salário do INSS, confira agora!
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja também
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!