A fila do INSS acabou tendo um grande aumento durante os últimos meses, desse modo, muitos benefícios não serem ainda concedidos. Confira:
A quantidade das solicitações para ter o benefício do INSS concedido, acabou se acumulando. Desse modo, a fila do INSS acabou tendo um grande aumento nos últimos dias.
Confira agora mais informações a respeito da fila do INSS formada e o que deve ser feito com isso:
Fila do INSS como esta a situação?
Em 2022, a fila de solicitação dos benefícios do INSS acabou tendo uma diminuição, portanto, neste ano de 2023, voltou a ter um bom aumento a partir do mês de janeiro. Atualmente, cerca de 1,2 milhões de brasileiros solicitaram os benefícios previdenciários, como aposentadorias, pensões e auxílios.
Leia em seguida: Novidade: Veja As Mudanças Na Prova De Vida Do INSS
Com este número, o tempo de resposta referente ao retorno da solicitação, acabou passando para uma média de 85 dias. Além desses pedidos novos, cerca 1 milhão que foram negados pelo INSS estão então aguardando uma nova reavaliação.
Veja agora quais seriam os planos do Governo Federal para acabar diminuindo este tempo médio de retorno e fila de espera:
O que o Governo se manifesta sobre este aumento que está ocorrendo?
O INSS acabou declarando a respeito dessa fila de solicitação dos benefícios que “o Ministério da Previdência Social, por meio do INSS, segue trabalhando para garantir o aumento na quantidade de processos analisados por mês”.
Leia em seguida: Surpresa: Aposentados Têm Novo Aumento De Margem Nos Empréstimos; Assim, Veja Qual É
Além dessa declaração, acabou sendo garantindo que então as equipes do órgão estão no momento avaliando a atual situação. “visando a proposição de novas medidas que colaborem com a redução do estoque e do tempo médio de concessão”.
Inteligência artificial e automatização:
Durante os últimos anos, o INSS acabou sendo impactado com várias mudanças de gestão. Desse modo, impactando aqueles que contam com os serviços do INSS. Além disso, em 2016, o número de responsáveis pela avaliação dos requerimentos das aposentadorias, acabou sendo reduzido pela metade. Além disso, como o órgão acabou investindo no uso da inteligência artificial, para assim automatizar a análise de concessão dos benefícios.
Leia em seguida: Novidade: Veja As Mudanças Na Prova De Vida Do INSS
Porém, com esta automatização dos processos, acabou tendo um efeito contrário com a fila do INSS. Desse modo, negando a concessão cerca de 75% das solicitações, sem análises variáveis que acabam envolvendo cada caso particular.
Desse modo, de forma consequente, acaba aumentando o número de casos que entram com recursos, solicitando dessa forma uma reavaliação do pedido. Isso, acaba complicando comas pendências do órgão, aumentando dessa forma a fila do INSS.
De acordo com Thaize Antunes, servidora do INSS e diretora da Fenasps: “A automação foi implementada no órgão sem considerar a complexidade do trabalho de se analisar toda a vida laboral do trabalhador”.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Dica bônus:
Assim, receba nossas informações todos os dias de forma gratuita. Nos siga também em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!