PIS/Pasep 2022 começa a ser pago na próxima semana
O PIS/Pasep é um abono com valor máximo de um salário mínimo pago em proporção ao tempo trabalhado no ano-base aos trabalhadores com carteira assinada e servidores públicos. O abono de 2020 seria pago em 2021, porém, com a pandemia, ocorreu o adiamento. Veja como será o pagamento esse ano.
Leia mais: Prova de vida INSS tem mudanças importantes
O pagamento do abono PIS/Pasep de 2020 foi adiado, pois com a pandemia, foi necessário que o Governo Federal tivesse um valor guardado para pagamentos de emergência. Esse valor foi utilizado para pagar um auxílio aos trabalhadores que tiveram jornada de trabalho reduzida ou contratos cancelados.
O trabalhador, para ter direito ao PIS/Pasep, precisa cumprir alguns critérios, como ter inscrição no PIS/Pasep há 5 anos ou mais; ter trabalhado 30 dias ou mais no ano-base de pagamento; o salário não pode ter ultrapassado a média de dois salários mínimos e as inscrições na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) precisam estar atualizadas. Você pode consultar a RAIS clicando AQUI.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Diferenças entre o PIS e o Pasep: O PIS é pago aos trabalhadores da rede privada e o calendário é de acordo com o mês de aniversário de cada beneficiário; já o Pasep é pago aos trabalhadores da rede pública e o calendário é de acordo com o número final do benefício.
O saldo do PIS pode ser consultado no Aplicativo da Caixa (para quem é cliente desse banco), Aplicativo Caixa Trabalhador, Aplicativo Caixa Tem, Aplicativo FGTS, site da caixa ou de forma presencial na Caixa. O saldo do Pasep pode ser consultado apenas no site do Banco do Brasil ou de forma presencial no Banco do Brasil.
Leia mais: BOA NOTÍCIA DO INSS – pagamento extra de 606,00 para todos
O valor pago é, no máximo, um salário mínimo. Ou seja, se a pessoa trabalhou um mês durante o ano base, ela receberá R$ 101,00 reais, assim sucessivamente, levando em consideração o salário mínimo atual que é R$ 1212,00. Veja na tabela a seguir os valores:

Calendário de pagamentos:
Como é possível perceber, os abonos começam a ser liberados na semana que vem, mais precisamente no dia 08 de fevereiro, com o pagamento do PIS para as pessoas nascidas em janeiro. O primeiro pagamento do Pasep é 15 de fevereiro. Veja:


Leia mais: Crédito consignado INSS vai voltar ter margem de 40%?
Se você gostou das informações sobre o PIS/Pasep, compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.
Visite nossas páginas do blog nas redes sociais e nos siga para não perder as últimas informações do INSS: