Desde de 2020, o primeiro ano da pandemia, o Governo Federal decidiu adiar os pagamentos do abono salarial dos trabalhadores, também conhecido como PIS/Pasep. Esse adiamento aconteceu nos últimos dois anos e por isso muitas pessoas ainda não entenderam como será o pagamento do PIS/Pasep 2022.
Nesse caso, vamos esclarecer todos os pontos importantes e te deixar por dentro de como estão funcionando os saques do abono salarial esse ano. Confira já!
Pagamento PIS/Pasep 2022: como está sendo?
Quem continua com o seu emprego formal nos últimos dois anos sabe que a administração pública está devendo valores para esse grupo. Como falamos, isso se deve à suspensão temporária dos pagamentos do PIS/Pasep nos últimos dois anos, quando o país estava passando por momentos críticos de contágio da covid-19.
Nesse sentido, a Caixa Econômica Federal (CEF) liberou o pagamento do abono com ano-base 2020 para cerca de 24,3 milhões de trabalhadores em fevereiro de 2022, com o objetivo de regularizar essa situação. Entretanto, esse não foi o único e último saque desse ano, pois outras pessoas que estão na fila para receber seus valores conseguirão sacar também.
Leia mais: INSS vai liberar salário extra no fim de ano? Saiba agora
Analogamente, o Governo Federal também informou que além desse pagamento do PIS/Pasep, está para acontecer outras duas liberações de valores para os trabalhadores formais. Esse outros dois pagamentos são oriundos de saques esquecidos do abono de 2019 e os valores das cotas do PIS/Pasep para trabalhadores que não sacaram.
Sendo assim, quem tem direito ao PIS/Pasep poderá sacar esses dois valores. Veja quem tem direito ao abono salarial!
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Quem tem direito ao pagamento PIS/Pasep 2022?
Para ter direito e conseguir sacar o pagamento PIS/Pasep 2022 é necessário estar dentro dos seguintes requisitos:
- Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base;
- Estar cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos;
- Ter exercido atividade remunerada, durante pelo menos 30 dias, no ano-base considerado para apuração;
- Ter seus dados informados pelo empregador (Pessoa Jurídica) corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).
Leia mais: Presidente aprova ampliação da margem de crédito para consignado; entenda como funciona
Em contrapartida, os grupos abaixo não têm acesso ao abono salarial:
- empregado(a) doméstico (a);
- trabalhadores rurais empregados por pessoa física;
- trabalhadores urbanos empregados por pessoa física;
- trabalhadores empregados por pessoa física equiparada a jurídica.

Pagamento PIS/Pasep 2022 libera os esquecidos de 2019
Então se você estava dentro dos requisitos que acabamos de citar no ano de 2019 fique atento para entender como é possível solicitar a sua grana extra esse ano.
Se você está interessado em consultar o valor disponível para sacar esse ano é necessário acessar o aplicativo da Caixa Trabalhador ou o da Carteira de Trabalho Digital. Ambos os aplicativos oferecem informações sobre o pagamento PIS/Pasep.
Leia mais: ADICIONAL SALARIAL: INSS aprova 25% para os seus servidores
Nesse sentido, para solicitar a grana extra ‘esquecida’, é necessário ir a uma unidade do Ministério do Trabalho ou ligar para o número 158. Além disso, é possível fazer via e-mail: você pode solicitar a grana esquecida enviando um email para o endereço [email protected] trocando as letras “uf” pela sigla do seu estado.
Cotas estão disponíveis
Essas cotas do PIS/Pasep são pagamentos que as empresas efetuaram para os trabalhadores que estavam na ativa durante os anos de 1970 e 1980. Dessa forma, a CEF deseja disponibilizar o saque dos valores para os trabalhadores ou seus herdeiros.
Leia mais: CONSULTA VALORES A RECEBER: 2ª fase já tem data para começar?
Segundo as informações oficiais da Caixa, são mais de 10 milhões de beneficiários das cotas PIS PASEP 2022. Para os correntistas CEF os valores vão cair automaticamente na conta e no caso dos falecidos será necessário que o herdeiro se dirija à uma unidade do banco para se identificar.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o problema no INSS. Clique no link e saiba mais.
Atenção pane no INSS: Problema na folha de pagamento
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!