Estamos no início do ano e surgem muitas notícias e novidades sobre programas de benefícios, impostos, entre outros. Com isso, uma dúvida que chega constantemente a mídia é sobre o PIS/PASEP: o que é?. Todavia, fique tranquilo pois vamos detalhar bastante esse assunto logo abaixo!
Leia mais: FGTS e Empréstimo do saque aniversário!
PIS/PASEP o que é? Esse é um programa de benefícios de abono salarial e seguro-desemprego no qual as empresas e órgãos públicos contribuem em um fundo ligado a cada um dos seus funcionários. Dessa forma, em casos de demissão ou outros problemas o fundo ficará disponível.
PIS/PASEP o que é?
Para explicar melhor o que é e como funciona esse benefício é necessário detalhar essas siglas, pois muitas vezes é isso que gera dúvida em muitas pessoas.
PIS é a sigla para Programa de Integração Social, já PASEP significa Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público.
Como já falamos anteriormente, o PIS/PASEP é um valor pago anualmente pelas empresas e órgãos públicos para garantir benefícios como o abono salarial e seguro-desemprego de seus funcionários.
Essa quantia vai para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), que paga esses benefícios que acabamos de citar acima. A partir disso, pode-se entender a importância desse programa num cenário de mais de 13 milhões de desempregados ao fim do ano passado, segundo o IBGE.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Entretanto, no conhecimento comum dos trabalhadores, costuma-se conhecer o PIS/PASEP como um benefício que todo ano os empregados recebem com base no tempo de trabalho do ano anterior.
Algumas diferenças do PIS
Ao contrário do que muitas pessoas costumam pensar, o PIS vai muito além do que apenas um benefício que os empregados formais recebem. Isso porque esse programa torna possível o acesso dos trabalhadores a uma grande variedade de outros benefícios federais.
Além disso, o estímulo ao desenvolvimento empresarial é um outro benefício do PIS, que se mostra importantíssimo para o aumento da qualidade e crescimento do mercado brasileiro.
Quando falamos da vida prática, ou seja, nosso cotidiano, ele é apenas um número que você precisará em algumas situações como:
- Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);
- Extrato do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS);
- Cartão Cidadão;
- Agência da Caixa Econômica Federal (CEF);
- Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).
Leia mais: Adicional de 25% na sua aposentadoria!
Dessa forma, fica claro que todos os trabalhadores formais precisam estar em dia com as informações do PIS/PASEP, isso porque sem esse cadastro não é possível ter acesso aos documentos acima. Documentos esse que, sem dúvida, são importantes para realização de alguns processos públicos
Gostou das informações sobre o PIS/PASEP? Compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.
Visite nossas páginas do blog nas redes sociais e nós siga para não perder as últimas informações do PIS/PASEP: