PIS/Pasep já tem datas divulgadas
Os trabalhadores que atendem aos requisitos para receber o abono salarial PIS/Pasep e que estão aguardando desde 2020, já podem consultar o calendário de pagamentos. Confira:
Leia mais: 14° Salário do INSS será PAGO nos próximos meses
O PIS/Pasep não foi pago aos trabalhadores que possuem esse direito desde o início da pandemia. Mas, no ano de 2022, os valores serão liberados e, inclusive, já foram divulgados os calendários dos respectivos pagamentos. Para ter direito ao benefício, é necessário seguir alguns requisitos:
- O trabalhador deve ter exercido atividade, ao menos, 30 dias durante o ano-base de pagamento do PIS/Pasep;
- Ter inscrição no PIS/Pasep há, pelo menos, 5 anos;
- Ter recebido, no máximo, dois salários mínimos no ano-base de pagamento;
- As informações precisam estar atualizadas na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS). Essas informações são enviadas pelo empregador.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Em 2022, será disponibilizado o valor do abono salarial PIS/Pasep referente a 2020. Havia a expectativa de que sejam pagos dois abonos, pois não foi pago o de 2020 nem de 2021. Mas, não foi divulgado um orçamento que seja suficiente para suprir os dois pagamentos. Na metade do mês será realizada uma reunião do Codefat, órgão responsável pela distribuição dos valores aos trabalhadores, então serão decididas mais informações.
Como saber se tenho saldo para receber?
O valor do PIS é destinado para os trabalhadores da rede privada. Para consultar o saldo, o trabalhador pode acessar o aplicativo Caixa Trabalhador, aplicativo do FGTS, aplicativo Caixa Tem ou pode ir presencialmente nas Agências da Caixa. Para quem é cliente da Caixa, pode acessar no próprio aplicativo do banco.
Já o valor do Pasep é destinado aos trabalhadores da rede pública e a consulta do saldo pode ser feito apenas pelo site do Banco do Brasil www.bb.com.br, ou de forma presencial nas agências do banco do Brasil.
Para o pagamento do PIS/Pasep, o salário mínimo é o teto. Ou seja, o trabalhador receberá um salário mínimo dividido pelo tempo em que trabalhou. Por exemplo, se o trabalhador exerceu atividades por um mês no ano-base de 2020, ganhará R$ 101,00 (equivalente a R$1212,00 dividido pelos doze meses do ano). Quem trabalhou mais tempo, basta multiplicar esse valor pelos meses trabalhados.
Leia mais: Segurados do INSS vão receber abono extra por dois anos
Calendário PIS

Calendário Pasep

Leia mais: Posso fazer empréstimo consignado em 2022?
Se você gostou das informações sobre o PIS/Pasep, compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.
Visite nossas páginas do blog nas redes sociais e nós siga para não perder as últimas informações do INSS: