Os beneficiários do INSS poderão ter um aumento de 40% na sua aposentadoria por conta da possibilidade de revisão após mudança na maneira de calcular as contribuições que entram na média salarial. Acontece que na Reforma da Previdência de 2019, os beneficiários acabaram tendo alguns prejuízos e, agora, uma proposta busca amenizar esses danos.
Estamos falando da aposentadoria por invalidez do INSS, que, na Reforma da Previdência de 2019, foi uma das mais afetadas. O cálculo que começou a ser utilizado para liberação de valores aos beneficiários acabou por reduzir o salário que cada um recebe. Veja mais informações:
O que é a aposentadoria por invalidez?
A aposentadoria por invalidez é um benefício pago para os segurados que não conseguem mais exercer atividades laborais. Nesse caso, ele se difere do auxílio-doença, pois o trabalhador não conseguirá mais trabalhar nem mesmo após um tempo de recuperação. Além disso, não haverá a possibilidade nem de realocar para outro cargo.
Então, para receber essa aposentadoria do INSS, o trabalhador precisará passar por perícia médica. Vale esclarecer que a doença por si só não é um requisito para receber esse benefício. O cidadão apenas vai começar a ganhar caso fique comprovado que não consegue mais exercer suas atividades laborais.
Leia mais: LULA VAI PAGAR R$2604 EXTRA PARA APOSENTADOS? Entenda agora esse projeto
Como funciona o cálculo da aposentadoria por invalidez do INSS?
Antes da Reforma da previdência do INSS, o cálculo da aposentadoria por invalidez funcionava da seguinte forma: o valor era integral, usando como base todas as contribuições. Desconsideravam-se 20% das menores contribuições, a fim de que a média salarial fosse maior.
Mas, após a Reforma que ocorreu em 2019, o cálculo para o pagamento da aposentadoria por invalidez do INSS ficou um pouco mais desvantajoso. O INSS passou a considerar apenas 60% das contribuições mais 2% por ano de contribuição. Mas, essa última porcentagem só é válida a partir de 20 anos de trabalho para homens, e 15 anos para mulheres. Dessa forma, a redução dos salários a serem pagos para aposentados é alta.
Leia mais: Nova margem para consignado surpreende aposentados; Veja novo valor agora
Revisão pode garantir aumento de 40% na aposentadoria do INSS
A boa notícia é que será possível conseguir uma revisão desses benefícios de forma judicial para quem se aposentou após a Reforma da Previdência. Caso a decisão seja positiva, o beneficiário vai garantir um aumento de até 40% em seu salário. O valor também será corrigido com os juros.
Mas, é preciso se atentar ao prazo de até 10 anos para a solicitação. Isso fará com que os valores recebidos pelos aposentados por invalidez aumente e seja mais justo em relação ao que recebiam após a Reforma.
Leia mais: Aposentados e pensionistas recebem R$651 extra; Veja como sacar
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja também
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!