Os beneficiários do INSS que fazem alguma solicitação ao Instituto devem ficar ansiosos para saber sobre o seu processo. A boa notícia é que há a possibilidade de acompanhar o andamento de tais processos. Confira na matéria como fazer a consulta de processo do INSS.
É possível fazer o acompanhamento dos processos junto ao INSS sem sair de casa, através do próprio aplicativo. Seja esse processo administrativo ou qualquer outra solicitação de benefício, o segurado pode fazer a consulta de processo do INSS pelo seu CPF.
Quais os tipos de processos do INSS?
Os processos do INSS são os meios pelos quais o segurado do Instituto faz o requerimento de um benefício. Para poder receber qualquer benefício, primeiramente o segurado faz uma solicitação de forma administrativa, ou seja, diretamente junto ao INSS.
Através do aplicativo Meu INSS, é possível consultar todas as solicitações que podem ser feitas por lá, por exemplo:
- Auxílio-acidente;
- Isenção de imposto de renda;
- Perícia hospitalar ou domiciliar;
- Benefício assistencial à pessoa com deficiência e ao idoso;
- Benefício assistencial ao trabalhador portuário avulso;
- Auxílio-reclusão rural e urbano;
- Pensão por morte rural e urbana;
- Salário-maternidade rural e urbano;
- Todas as aposentadorias;
- Auxílio-doença.
Leia mais: Veja agora: Quem tem direito a benefícios do INSS? Confira a lista
Como fazer a consulta de processo do INSS
Todos os processos possuem um prazo para que o INSS conceda a resposta sobre a liberação ou não. Contudo, o Instituto pode avaliar ainda antes desse prazo. Por isso, é importante fazer o acompanhamento se possível.
A consulta de processo do INSS pode ser feita pelo próprio aplicativo Meu INSS. Faça o login com CPF e senha cadastrada, que são os mesmos do acesso ao Gov.br. Após isso, clique em “consultar pedidos” e depois no ícone da lupa para ver os detalhes.
Leia mais: 13º salário pode ser antecipado para aposentados e pensionistas em 2023? Confira
Como fazer a consulta de processo do INSS na Justiça?
Já para os processos judiciais abertos pelo beneficiário contra o INSS podem ser consultados através do site da Justiça Federal do seu estado. Após isso, basta preencher o campo correspondente com o número do processo. Ainda, é possível consultar o processo com o número do CPF.
Por fim, após preencher os dados para analisar a situação do seu processo, basta clicar em pesquisar e ficar ciente sobre o andamento da solicitação.
Mas, caso o seu processo judicial virar uma ação judicial, ela deverá estar disponível para consulta no site do Tribunal Regional Federal- TRF. São 5 TRFs, um para cada região. Para consultar, também há um campo para a inclusão do número de processo ou CPF.
Leia mais: 2 Pagamentos para aposentados disponíveis em fevereiro; Saiba mais
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!