A princípio, o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), nada mais é do que uma reserva de dinheiro para proteger o trabalhador no caso dele ser demitido sem justa causa.
No entanto, existem várias opções de saque nele e muitas dúvidas a cerca se o idoso que trabalha ou já está aposentado tem direito a receber o benefício. Acompanhe o texto para saber de tudo!
Como solicitar o saque do FGTS?
Como dissemos anteriormente, o FGTS é um fundo de garantia em caso de demissão sem justa causa. Todavia, mesmo após aposentado, o idoso tem, sim, direito a sacar o seu FGTS!
Sendo assim, mesmo aqueles que aderiram ao saque-aniversário podem retirar todo o saldo disponível na conta ao se aposentar, e para isso, o trabalhador precisa apresentar o documento de identidade, CPF, carteira de trabalho e comprovante de aposentadoria.
Leia mais: Aumento de 25% na aposentadoria liberado! Consulte!
Dessa forma, se torna possível pedir o saque do FGTS e em seguida, indicar uma conta bancária para receber o dinheiro disponível através do aplicativo do FGTS.
Descubra em seguida como receber o FGTS após se aposentar e continuar trabalhando.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Se continuar trabalhando, é possível sacar o FGTS?
Sim! E o melhor é que o aposentado pode receber o valor todos os meses diretamente na sua conta se desejar.
Primeiramente, esse aposentado precisa apresentar seus documentos de identidade, CPF, carteira de trabalho e comprovante de aposentadoria na primeira vez que solicitar o saque. Além disso, ele precisa pedir que os valores caiam diretamente em sua conta bancária.
Leia mais: Novo empréstimo consignado? Urgente! Veja.
Se mudar de emprego, o que acontece?
No entanto, se o aposentado decidir trocar de emprego, ele tem direito ao dinheiro disponível no fundo, na rescisão do contrato. Nesse sentido, a grande vantagem aqui é que ele pode pegar os valores se pedir demissão.
Dessa forma, o aposentado deve apresentar os seguintes documentos: documento de identidade, CPF, carteira de trabalho na qual conste a rescisão do novo contrato de trabalho e o comprovante de aposentadoria.
Leia mais: INSS libera 2 pagamentos em Fevereiro, veja hoje mesmo!
Já o aposentado que trabalha em outra empresa, contam o saque-aniversário como opção principal, pode igualmente resgatar os valores disponíveis no fundo, após a rescisão ser feita.
Multa rescisória
Quanto a multa rescisória paga nos casos de demissão sem justa causa, por culpa recíproca ou força maior, ou ainda em caso de acordo entre empregador e trabalhador, ela é calculada com base no conhecido saldo para fins rescisórios.
Leia mais: Atrasados do INSS: Veja como sacar os valores.
Sendo assim, esse cálculo considera todo o valor já depositado na conta do FGTS durante o contrato, e o aposentado ainda recebe juros e correção monetária, além do valor de eventuais saques realizados no período.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!