Nunca foi tão comum ter um cartão de crédito, mas os endividados se perguntam, posso ser preso de não pagar o cartão de crédito?
Apesar de toda a sua praticidade, pode não parecer, mas existem consequências sérias para quem deixa de pagar o cartãozinho.
O que é um cartão de crédito?
Primeiramente é importante esclarecer como funciona um cartão de crédito, uma vez que muita gente não sabe.
Apesar de toda a sua praticidade, o cartão de crédito funciona apenas como um empréstimo. Dessa forma, o crédito liberado funciona como um valor emprestado. Caso o valor não seja retornado dentro do período estabelecido, juros serão cobrados.
Esses juros são o maior risco de um cartão de crédito, assim podendo sair do controle facilmente. Especialmente em um país como o Brasil, onde é normal ter 3 ou mais cartões por pessoa.
Leia também: Salário dos aposentados a partir de 2023 foi divulgado: VEJA o VALOR
Outro grande problema do uso dos cartões de crédito é o parcelamento. Mais especificamente, parcelamentos em diversos cartões.
A alternativa de parcelar sua compra permite a diversas famílias de baixo poder aquisitivo melhorar sua qualidade de vida. Entretanto, o uso descabido dos parcelamentos, em diversos cartões, acaba acelerando o endividamento.
Ler mais: URGENTE: Como incluir contribuições e ganhar valor máximo do INSS; Veja agora
Por isso recomenda que, se possível for, economize o dinheiro para comprar à vista, aproveitando também os descontos. O compromisso firmado de pagar 40 parcelas em 3 cartões diferentes, por exemplo, pode extrapolar a renda da família.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Posso ser preso se não pagar o cartão de crédito?
Felizmente para muitos brasileiros, não é permitido prender um consumidor pela falta de pagamento de suas dívidas. De acordo com nossa constituição, a prisão só é válida em casos específicos, como pensão alimentar.
Assim, quem está devendo empréstimos, cartões de crédito ou cheque especial, não está cometendo crime. Mas mesmo sem ser preso, você pode ser prejudicado por sua dívida.
A negativação pode custar diversos direitos, como liberação de crédito em lojas ou bancos. Algumas instituições podem até se recusar a negociar com você. Por isso se recomenda manter suas dívidas quitadas.
Leia mais: Justiça confirma pagamento de uma grana extra para aposentados! Consulte
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o mundo dos aposentados e pensionistas! Clique no link e saiba mais.
Lula anuncia aumento maior no valor das aposentadorias: Veja os valores do novo salário
Confira também;
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!