PRAZO FINAL!! Revisão de Aposentadoria do INSS!
O prazo final para fazer o pedido de revisão da aposentadoria do INSS está chegando.
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Primeiramente, deve-se entender que agora, nesse mês de dezembro, é o último mês para fazer a solicitação.
Porém, a revisão é para aqueles que receberam o primeiro pagamento de seu benefício até novembro de 2012.
Nesse sentido, se o aposentado teve seu pagamento em novembro de 2012 e, desconfia de erro, poderá fazer a solicitação.
Vale destacar, que o prazo para que ocorra a correção, é de 10 (dez) anos.
Ou seja, o prazo final para contagem dos 10 anos, é a partir do saque do primeiro pagamento.
Sobretudo, Ivan Silveira, chefe da Divisão de Benefícios da Gerência-Executiva de Porto Alegre, emitiu um alerta.
Há a necessidade de observar a existência de parcelas vencidas.
Neste caso, a prescrição ocorrerá em 5 (cinco) anos.
Assim, no pedido de revisão, poderá ser levado novos documentos.
Ocorrendo o reconhecimento dos documentos apresentados, o valor será calculado no pedido.
Desse modo, poderá o pagamento ocorrer desde o começo do benefício ou, não retroagir aos 5 anos.
Caso, ocorram diferenças que necessitem ser pagas, essas serão atualizadas monetariamente.
Ivan Silveira cita ainda, que em sua grande maioria, os casos estão envolvidos em situações de tempo de serviço.
Ou seja, que não foram computados ou então, os valores referentes aos salários de contribuição, utilizados como base para o cálculo do valor do benefício.
Desta forma, será possível fazer o pedido da revisão.
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Prazo final! Dicas para o requerimento de revisão:
Antes de mais nada, deve ser acessado o site Meu INSS (meu.inss.gov.br) ou ser utilizado o aplicativo disponível para celulares.
Após acessar a página, será possível olhar todos os anos trabalhados com recolhimento ao INSS, desde 1970.
Antes de tudo, será necessário uma senha de primeiro acesso para entrar no portal Meu INSS.
A senha poderá ser emitida com apresentação de documento de identificação, diretamente nas agências da previdência.
Bem como, pelo Meu INSS e, para aqueles que possuem dificuldade, não tenha computador, há a possibilidade de utilizarem o telefone 135, da Central de Atendimento.
Contudo, realizado o acesso, já dentro do site/aplicativo Meu INSS, será possível anexar os documentos que desejar.
Outra dica de ouro, é sobre os documentos que acabam facilitando o processo de revisão, sendo eles:
Carteira de Identidade (RG); |
CPF; |
Carteira de trabalho; |
Documentos comprobatórios; |
ATENÇÃO: para anexar os documentos, eles devem ser digitalizados. |
Assim, os erros que podem originar no pedido de revisão são: erro de digitalização dos documentos pelo INSS.
Também, erro do segurado ao apresentar os seus documentos e, erro na base de cálculo do benefício original.
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