No último dia 31, o novo presidente do Brasil foi eleito. Sendo que a maioria da população escolheu Luiz Inácio Lula da Silva para comandar o país nos próximos 4 anos. O país está passando por um momento em que o valor de alimentos e serviços está cada vez maior, devido ao alto índice de inflação. Desse modo, muitos ficam preocupados se os preços vão subir no novo governo Lula.
Neste sentido, diminuir o valor da inflação é um dos maiores desafios do novo governo. Desse modo, existe uma grande preocupação se o novo governo conseguirá diminuir o valor da inflação nos próximos anos.
Isto porque, a previsão de inflação para 2022 era o índice de 3,5%, no entanto, o ano será fechado com o valor da inflação em 5,61%. Ou seja, no início do novo governo o valor da inflação iniciará acima da média prevista.
O que dizem os especialistas?
De acordo com o mercado financeiro, a inflação deve aumentar no mundo inteiro no próximo ano. Mas, o crescimento da média inflacionária no Brasil deve diminuir sua velocidade.
Leia Mais: Trabalhadores poderão sacar R$6,2 mil de FGTS; Veja se você tem direito
Ademais, para os economistas o governo de Lula deve aumentar os gastos públicos, no entanto, deve ser mantido um equilíbrio e o governo não deve passar o teto previsto.
Segundo o Banco Central, o valor da taxa média de inflação para 2023 tem como meta a variação de 3,25 pontos percentuais. Sendo que será tolerado 1,5% a mais ou a menos.
Portanto, em 2023 a inflação deve ser manter na casa dos 5%. No entanto, de acordo com especialistas, a inflação deve parar de subir em 2023.
O que esperar do preço da gasolina?
No próximo ano o valor do litro da gasolina deve voltar a aumentar. Isto porque, atualmente o Presidente Jair Bolsonaro somente conseguiu desacelerar a alta de preços, pois determinou a isenção do ICMS.
Leia Mais: Aposentadorias do INSS que não exigem idade mínima
Dessa forma, com a retomada da cobrança do imposto em 2023, é provável que o valor do combustível volte a subir.
Porém, a previsão é que o valor do combustível logo deverá se estabilizar.
No entanto, caso o novo presidente mude as políticas de preços da Petrobras, será possível a diminuição no valor dos combustíveis. De acordo com a campanha do novo presidente, a proposta é de que o valor do combustível deixe de ser vinculado a variação do valor do petróleo no mercado internacional e a cotação do dólar.
Em suma, com o controle do valor dos combustíveis será possível que o valor dos alimentos, também, se estabilize.
A crise econômica no mundo pode beneficiar o Brasil?
Segundo especialistas, a diminuição no acelerador da economia pode ser boa para o Brasil. Isto significa que o preço dos produtos no mercado interno devem melhorar, com a diminuição do pedido de exportação dos produtos brasileiros.
Leia Mais: Lula se pronuncia sobre suas indicações para os Ministérios
Porém, é uma faca de dois gumes, já que a diminuição na exportação significa que o País receberá menos dinheiro. O que pode ser um problema.
O novo governo já decidiu sua equipe econômica?
Até o momento não houve anuncio oficial de quem fará parte da equipe econômica do novo governo e nem qual será a política fiscal utilizada pelo governo federal.
Desse modo, quando estes pontos forem definidos, o mercado poderá ter uma visão mais clara de como será o novo governo. E, então, será possível saber como ficará a reação do mercado para entender se a inflação vai diminuir, o real vai valorizar, entre outros.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o AUXÍLIO BRASIL. Clique no link em seguida e saiba mais:
Novo valor do Auxílio Brasil liberado em Novembro assusta beneficiários; Veja agora
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, assim nos siga em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.