Uma importante reunião com o Presidente do INSS, Guilherme Serrano, aconteceu no dia 24 de maio em Brasília. Nessa reunião, alguns pedidos para ajudar os segurados do INSS foram feitos, por exemplo em relação a algumas mudanças nos empréstimos consignados. Confira:
Na reunião com o Presidente do INSS, estavam presentes assessores políticos, os Deputado Delegado Antonio Furtado e Ricardo Silva, o Youtuber João Adolfo de Souza- da João Financeira, Dr. Sandro Gonçalves, dentre outros que são defensores dos segurados do INSS.
Vários foram os pedidos feitos ao Presidente do INSS, Guilherme Serrano, para ajudar a melhorar a vida dos segurados, por exemplo em relação aos golpes e fraudes que ocorrem contra essas pessoas, assim como em relação ao limite de linhas para empréstimos consignados e mudanças para BPC/Loas.
Como funcionam os empréstimos consignados em 2022?
Os empréstimos consignados contam com taxas de juros de 2,14% no máximo, no ano de 2022. Seu desconto acontece direto na folha de pagamento.
No ano de 2022, o Governo Federal assinou uma Medida Provisória- MP 1.106/2022 que aumentou em 5% a margem para os empréstimos consignados. Ou seja, agora os segurados do INSS possuem 35% do valor do seu benefício para usar com pagamento das parcelas.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Essa Medida Provisória também deu chance para que quem recebe Benefício de Prestação Continuada- BPC/Loas retire essa linha de crédito, o que não era possível antes.
Quanto as demais regras, continuam as mesmas. Por exemplo, a idade costuma ser de 21 a 73 anos, após isso, os bancos consideram de alto risco emprestar. Também, o número máximo de parcelas é 84 e o número máximo de linhas que uma pessoa pode ter contratado são 9, mesmo que ainda tenha margem disponível.
Inclusive, o fim das linhas de empréstimos consignados foi uma das solicitações feitas na reunião, assim como os empréstimos para BPC/Loas. Confira mais informações:
Como funciona o limite de linhas de empréstimos consignados?
Atualmente, os segurados possuem o limite de até 9 linhas de empréstimos que podem ter contratado ao mesmo tempo. Em relação a isso, foi solicitado nessa reunião com o presidente do INSS que não tenha mais esse limite, pois já existe a margem, que já serve como um limite.
Portanto, essa solicitação é para que os segurados possam retirar quantas linhas forem preciso, enquanto tiverem margem disponível.
Como funciona o empréstimo para BPC/Loas?
Em 2022, quem recebe Benefício de Prestação Continuada- BPC/Loas, também pode retirar empréstimo consignado. Essa mudança é decorrente da MP 1.106/2022, a mesma que aumenta a margem para os segurados.
O BPC/Loas, para quem não sabe, é um valor pago para pessoas com deficiência e idosos com mais de 65 anos que nunca contribuíram com o INSS. O único problema é que aqueles segurados de BPC/Loas que possuem representante legal, não estão conseguindo retirar empréstimos.
Então, a solicitação feita ao presidente do INSS, é que seja avaliada a possibilidade de essas pessoas retirarem, mesmo que tenham representantes.
Os pedidos feitos na reunião com o presidente do INSS é que haja avaliação sobre essas pautas, tanto do limite de linhas, quanto do empréstimo para BPC. De acordo com ele, será avaliado com sua equipe econômica a possibilidade de realizar essas mudanças em relação aos empréstimos consignados.
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM DO BLOG!