A primeira semana do ano novo trará chuvas fortes para as regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Estados do Piauí e Maranhão, bem como áreas do norte de Minas Gerais e do centro-sul da Bahia, devem se preparar para grandes volumes de chuva nos primeiros dias do ano, com acumulados de 150 a 250 milímetros.
Uma Zona de Convergência do Atlântico Sul é a responsável

A partir da terça-feira, a formação de uma Zona de convergência do Atlântico Sul (ZCAS) trouxe possíveis precipitações e temporais para todas as regiões do país.
CLIQUE AQUI e receba as Principais Notícias do BLOG JOÃO FINANCEIRA pelo WhatsApp
A ZCAS é um fenômeno meteorológico que ocorre quando a umidade do ar do oceano Atlântico se encontra com umidade do ar da Amazônia, provocando chuva. A previsão de chuva, no entanto, não elimina o calor na maior parte do país.
Temperaturas altas e calorentas são esperadas
O Inmet também prevê que o mês de janeiro será de altas temperaturas, com calor acima da média, principalmente no Norte e Nordeste. Na região sul, no entanto, a expectativa é de um clima mais ameno, sem grandes picos de calor, informa a MetSul.
Leia mais: Pessoa Idosa com Mais de 60 Anos? Descubra os 7 Direitos Garantidos pelo Estatuto do Idoso!
Chuvas no Sul
No Sul, a primeira semana do ano será de calor, com temperaturas máximas ao redor dos 30 ºC e pancadas de chuva ao final da tarde. O maior acumulo de chuvas deve ser no nordeste do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e centro-sul do Paraná, onde o volume deve chegar a 70 mm nos próximos cinco dias.
No norte do Paraná, o volume esperado nesse período não deve passar de 10mm. A partir da segunda semana é esperado um calor mais forte, com maior possibilidade de temporais, especialmente no Rio Grande do Sul.
Leia mais: Aposentadoria 2024: Novidades de Reajuste para Beneficiários Acima do Salário Mínimo – Confira!
Chuvas no Sudeste
Cidades do Rio de Janeiro, Espírito Santo e centro-norte de Minas Gerais também devem preparar-se para chuvas volumosas. Ao final da semana, os acumulados devem chegar a 150 mm. Em São Paulo, as chuvas devem se concentrar no litoral e no extremo norte do estado, com volumes de até 60 mm.
Em São Paulo, a previsão é de céu nublado na maior parte da semana com temperaturas abaixo dos 26ºC. Os cariocas sentirão um clima abafado, com máximas próximas aos 30ºC, por conta da alta umidade do ar.
Leia mais: Cartão Benefício INSS: Descubra os 11 Benefícios Exclusivos para Aposentados – Confira!
Chuvas no Centro-Oeste
As chuvas devem chegar com acumulados de até 200 mm em Mato Grosso e Goiás. No Mato Grosso do Sul, a precipitação deve se concentrar no sudoeste e no extremo norte, com metade do volume acumulado em relação aos estados vizinhos.
Chuvas no Nordeste
No Nordeste, as precipitações devem ser mais intensas na Bahia, centro-sul do Maranhão e centro-sul do Piauí, com volumes de até 120 mm.
Leia mais: Lula Assina Decreto: Salário Mínimo 2024 Reajustado – Valores Confirmados!
Chuvas no Norte
No Norte, a semana promete chuva volumosa de até 150 mm no Tocantins e centro-sul do Pará. Em Rondônia, o acumulado na semana deve se manter em torno de 60 mm. Atenção deve ser dada ao sul do Acre, norte do Amazonas e Roraima, onde os volumes esperados devem ficar abaixo de 15 mm.
Veja também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!